De olho na fidelização do cliente on-line, o grupo Super Nosso acaba de investir R$ 1 milhão na reformulação do e-commerce Super Nosso em Casa. A aposta faz parte de uma nova postura do grupo, que vem investindo em seu posicionamento na web, tendo em vista o retorno da vendas pela internet. Enquanto o segmento supermercadista em Minas Gerais cresceu apenas 0,7% em 2015 em relação a 2014, o Super Nosso em Casa cresceu 36% nesse mesmo período. O resultado da plataforma é maior, inclusive, que o crescimento geral do e-commerce no Brasil, que foi de 15% nessa mesma base de comparação, segundo o relatório WebShoppers, da E-bit/Buscapé.
O novo e-commerce foi lançado há pouco mais de 20 dias e traz um conceito mais moderno, acessível, além de maior capacidade de armazenamento de dados. O gerente de e-commerce e marketing digital do grupo, Alex Prado, explica que a substituição foi necessária, tendo em vista a aceitação do modelo em Minas Gerais e o consequente aumento de clientes on-line.
“A primeira versão do Super Nosso em Casa era muito mais focada em logística e atendimento, até porque era preciso validar esse formato de compras no Estado. Agora que o modelo de negócio se mostrou eficaz, conseguimos investir na tecnologia em si. Fizemos uma plataforma do zero, que já nasceu com todos os conceitos que coletamos sobre o comportamento do usuário”, explica.
Entre as principais mudanças, está a maior capacidade de armazenamento de dados, o que permitiu que o e-commerce oferecesse 25% a mais de itens no mix. Além disso, o carrinho de compras ganhou um desenho mais amigável, de forma que não importa quantos itens o usuário adicione, a visualização ficará clara e ele não precisará rolar a barra do computador por muito tempo. Os produtos também ganharam mais espaço para informações, tanto em texto quanto em foto, além da ferramenta de zoom, que permite ao usuário visualizar detalhes do que está escolhendo.
“Nosso principal objetivo foi melhorar a experiência de compra e a retenção do cliente. A ideia é que ele se sinta bem no site, volte, aumente sua frequência e seu tíquete médio”, destaca o gerente. O novo e-commerce também permite que o cliente liste os produtos não só por preços, mas também por maior desconto e quantidade de Dotz extra. De acordo com Prado, esses dois benefícios eram bastante considerados pelos usuários no momento da compra e, por isso, foram incluídos como filtro de busca para facilitar ainda mais o processo.
O pagamento, parte normalmente considerada a mais chata nas compras, também foi facilitada no Super Nosso em Casa. Depois da primeira compra, a plataforma salva dados como número do cartão, endereço de entrega e melhor horário de entrega e os lembra ao usuário, agilizando esse processo. Todo o desenvolvimento do novo e-commerce somado ao reforço na equipe de marketing digital e às estratégias de publicização da nova plataforma somaram investimento de R$ 1 milhão.
Prado afirma que essa é só a primeira versão de muitas outras que ainda virão do e-commerce, que deve ser aprimorado de acordo com a demanda e o perfil dos clientes. Ele destaca que o grupo Super Nosso vem adotando, desde o último ano, uma postura de maior incentivo à plataforma digital. Isso acontece, segundo ele, devido ao sucesso que esse formato vem apresentando. Atualmente, o Super Nosso em Casa registra uma média de 2.500 compras por mês, cujo tíquete médio é cerca de cinco vezes maior que o das lojas físicas.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG