Negócio, que envolve três lojas, demandou investimento de R$ 60 milhões.
Depois de o supermercado Viabrasil passar por reformas e assumir a marca Atacarejo, há cerca de dois meses, a empresa vai mudar de nome outra vez. As três lojas da marca, que pertenciam ao grupo LGM, foram compradas pelo grupo mineiro Supermercados BH e passarão a assumir essa bandeira nos próximos dias. A formalização da venda aconteceu na última semana e o investimento foi de R$ 60 milhões. Com essa aquisição, o grupo passa de 152 para 155 lojas em Minas Gerais e se consolida no topo do ranking dos maiores do segmento no Brasil, onde atualmente ocupa a 7ª posição.
O proprietário do Supermercados BH, Pedro Lourenço de Oliveira, afirma que a aquisição das três unidades do hipermercado foi uma oportunidade que surgiu nas últimas semanas e pareceu “interessante” ao seu modelo de negócio. Ele destaca que ainda está analisando a possibilidade de manter a venda a atacado, mas o mais provável é que as unidades se restrinjam à venda no varejo, assim como as demais 152 lojas do grupo. “Eu ainda estou na dúvida sobre o atacado: muito se fala sobre esse formato e o seu sucesso, mas o meu negócio é varejo e o Supermercados BH vem dando certo assim”, diz.
O modelo de venda a varejo e atacado foi amplamente defendido pelo então diretor comercial da extinta Atacarejo, Luis Jimenez. Ao anunciar que o antigo Viabrasil se tornaria Atacarejo, no início de março, ele afirmou que o modelo vinha se destacando devido ao poder de economia que ele dá ao cliente. O executivo afirmou, na época, que o consumidor conseguiria economizar até 10% em suas compras.
O proprietário do Supermercados BH afirma que as três lojas - Pampulha, Barreiro e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) - vão assumir a bandeira Supermercados BH em até 30 dias. Até lá, as lojas funcionam normalmente e os preços serão adaptados gradativamente. Oliveira afirma que o investimento nos supermercados foi de R$ 60 milhões e a expectativa é de que as três unidades gerem um faturamento de R$ 300 milhões por ano.
Uma quarta unidade Atacarejo, que estava prevista para ser aberta, também será assumida pelo grupo Supermercados BH. Ela será construída no bairro Castelo, na Pampulha. Oliveira não adiantou o investimento que será feito nessa unidade, mas acredita que ela deva render um faturamento anual de R$ 100 milhões ao grupo. O proprietário também afirma que o grupo deve abrir pelo menos mais oito unidades em Belo Horizonte, região metropolitana e no interior. Entre as cidades de interesse está Montes Claros, no Norte do Estado.
O grupo Supermercados BH ocupa a 7ª posição no ranking 2016 das maiores redes de supermercados do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em 2015, o grupo faturou R$ 3,9 bilhões e foi a empresa mineira com melhor colocação na lista. Para Oliveira, o segredo de sua rede está na proximidade com o consumidor. “Eu estou mais próximo do cliente e sei o que ele quer comprar. Além disso, praticamos um preço justo, sem diferenciar se é Belo Horizonte ou interior”, afirma.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG