Empresa também prevê fortalecer a presença no Rio e desenvolver estratégias para supermercados
Enquanto a maioria dos empresários brasileiros passou 2015 com o pé no freio e fazendo contas para não fechar o ano no vermelho, a marca mineira Vilma Alimentos seguiu com seu plano de expansão. Mesmo diante da crise, a indústria alimentícia investiu, no último exercício, R$ 26 milhões em maquinário e aumentou em 20% o volume de sua produção.
Este ano, quando a economia nacional ainda representa um desafio aos empresários, a marca permanece investindo. Desta vez, o foco está na ampliação da produção de biscoitos, no fortalecimento de sua presença no Rio de Janeiro e no desenvolvimento de estratégias direcionadas aos supermercados.
Com 90 anos de fundação, a Vilma é uma das maiores indústrias alimentícias do Brasil, que já ganhou o público mineiro e paladares de outros estados do Brasil por sua tradição. Mas, segundo a superintendente de Marketing da marca, Farliany Silva, a empresa aposta mais do que na experiência para continuar crescendo. Segundo ela, a indústria passou por uma grande reestruturação nos últimos anos, que incluiu adoção de novas tecnologias e inovações, revisão de processos, redução de custos e alterações do setor de vendas.
“Passamos os últimos anos nos preparando e reestruturando e isso nos ajudou a crescer em um momento de retração do mercado. Agora é o momento de ampliar”, destaca. Ela afirma que a empresa acaba de investir na expansão do parque fabril da Krokero, indústria de biscoitos que foi associada à Vilma em 2014 e que fica em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
O primeiro fruto dessa ampliação é o lançamento de um produto: o biscoito Krokero Wafer, que já está à venda nas principais redes de supermercados. De acordo com a superintendente, a expansão da fábrica permitirá o lançamento de outros produtos neste ano, como o biscoito recheado Krokero, que chega com qualidade melhor, e a linha de biscoitos Vilma, que terá um mix completo.
Outro foco da empresa este ano é a ampliação da atuação no Rio de Janeiro. De acordo com a superintendente, até o ano passado a marca tinha uma presença tímida na cidade mas, nos últimos meses, essa realidade mudou. “Este ano, conseguimos entrar nas principais redes de supermercados do Rio, o que aumentou nossa atuação em 30% em relação ao primeiro semestre do ano passado”, comemora.
Farliany Silva afirma que a cidade é importante para a marca, já que é um dos poucos mercados que não apresentou queda no consumo de supermercado. “Ao contrário do resto do País, que registrou migração do público do varejo para o atacarejo, no Rio de Janeiro o consumo permanece no varejo. Além disso, o número de compras mensais em supermercados aumentou na cidade. Isso provavelmente acontece porque o Rio tem fortes redes de varejo, além de muitos supermercados pulverizados pela cidade, de forma que o cliente tem facilidade para comprar perto de casa”, analisa.
Este ano também será de aposta em marketing direcionado aos supermercados e, de forma mais específica, ao ponto de venda (PDV). A Vilma acaba de lançar um pacote de serviços que vai conquistar os clientes pela experiência. De acordo com a superintendente, a estratégia é fortalecer a ação de degustação de produtos dentro dos PDVs e atuar com food truck da marca, que servirá os produtos em diferentes locais.
“Queremos que o cliente tenha a experiência da degustação, que é uma estratégia interessante, pois leva à simpatia pela marca e à compra por impulso”, afirma.
A marca também trabalhará com brindes, como copos com os escudos de times mineiros, pano de prato e copo infantil. A superintendente afirma que todas essas apostas devem ajudar a empresa a enfrentar mais um ano de recessão no Brasil. A expectativa de crescimento da marca este ano é de 5% a 8% em relação a 2015.
Veículo: Jornal Diário do Comércio de Minas