Plataforma reúne 'shoppers' que vão até locais próximos da residência do cliente para escolher produtos de acordo com lista prévia e preferências
SÃO PAULO - O Supermercado Now é uma plataforma digital que permite ao consumidor "terceirizar" o serviço de fazer compras do dia a dia. Sem sair de casa, o cliente define sua lista de compras por meio da plataforma. A empresa oferece o serviço personalizado prestado por seus colaboradores, denominados shoppers, que vão até um ou mais mercados credenciados para fazer a escolha mais adequada às preferências de cada cliente.
A ideia veio do administrador de empresas Marco Zolet. Ao perceber que sua rotina diária não lhe permitia ir ao supermercado, juntou-se ao engenheiro de computação Diego Melo para fundar a startup há sete meses, em dezembro de 2015.
"O delivery on-line de supermercados já existia, mas faltava algo mais rápido e adequado. Queríamos que a escolha dos produtos fosse, de fato, nossa escolha", diz Zolet, um dos sócios, que investiram aproximadamente R$ 400 mil para abrir o negócio.
Para utilizar o serviço, o consumidor deve entrar no site e fazer um cadastro com dados básicos. Ao informar o CEP de sua residência, o usuário pode ver na plataforma os supermercados próximos e adicionar os produtos desejados ao carrinho. É possível comparar preços nos estabelecimentos credenciados.
Realizado o pagamento com cartão de crédito pelo site, o cliente decide como será feita a entrega do pedido, podendo ser dentro de duas horas ou mediante agendamento. O Supermercado Now fica com 10% a 15% de cada compra realizada.
Colaboradores
Os shoppers atuam como autônomos que, uma vez cadastrados na plataforma, recebem as listas de produtos e realizam as compras conforme as especificações do cliente. "São, na maioria, estudantes e donas de casa que querem uma renda complementar. Esse conceito funciona bem nos Estados Unidos com a empresa InstaCart", afirma Zolet.
A Supermercado Now tem atualmente 100 shoppers cadastrados. Quem quiser atuar nessa função tem de passar por um treinamento, no qual aprende a escolher frutas, carnes e alimentos nas melhores condições.
"O principal diferencial é a entrega como um todo. Estamos olhando todos os elos da cadeia, desde a compra até a entrega. O shopper fará as compras como o cliente deseja e estaremos mantendo contato com ele em todo o processo", diz Zolet.
Ao receber um alerta de solicitação, o colaborador pode decidir se fará aquele serviço. A cada entrega realizada, o shopper recebe R$ 11,90, taxa paga pelo cliente por meio da plataforma, ao final da compra.
Parceria com supermercados
"O consumidor quer tanto comodidade quanto confiança. Não queremos concorrer com os supermercados, mas sim ser seus parceiros. Queremos ser uma ferramenta para eles", diz o fundador da plataforma, que já tem mais de 2.400 clientes cadastrados.
O site tem parcerias com duas redes de mercados premium, a Emporium São Paulo e o empório de orgânicos Origen. Negociações com grandes redes de varejo estão avançadas, afirma Zolet.
"Para o varejista, a vantagem é ter um parceiro de confiança", diz o empreendedor. "Temos conversado com muitas indústrias de bens de consumo, nacionais e multinacionais. Até já tivemos uma parceria com a Nestlé na época da Páscoa, focada no modelo on-line", conta.
Com uma média mensal de 150 pedidos, o Supermercado Now bateu recorde no mês de junho com 300 pedidos. Dados levantados pela empresa sugerem que mais de 50% de seus clientes voltam a usar a plataforma, com compras ultrapassando o valor de R$ 200.
A startup já faturou mais de R$ 100 mil desde sua criação. Atualmente, atende somente bairros da Zona Sul de São Paulo, mas busca aceleração para ampliar sua atividade em toda a cidade.
Veículo: DCI