- O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo no conceito de mesmas lojas - que considera as lojas em operação no tempo mínimo de 12 meses - registrou queda de 2,15%, de janeiro a maio de 2016 em relação ao mesmo período de 2015, disse ontem a Associação Paulista de Supermercados (Apas).
No quinto mês do ano, houve queda de 5,14% nas vendas, sobre um ano antes. Ante a abril, a retração foi de 1,58%. "A junção de alto desemprego, queda na renda e inflação ainda são entraves ao desempenho do consumo das famílias", disse o gerente de Economia e Pesquisa da Apas, Rodrigo Mariano, lembrando que o atual cenário econômico continuará a impactar negativamente as vendas este ano. Ele ressaltou que o ritmo das vendas tem tendência de estabilidade das quedas, o que pode contribuir para uma desaceleração menor ao longo dos próximos meses.
Para tentar diminuir o reflexo da crise no segundo semestre, Mariano reforça a tendência dos supermercadistas de fazer promoções, mas lembra que é preciso avaliar as margens para não perder o controle dos descontos.
Veículo: DCI