A receita líquida consolidada do Grupo Pão de Açúcar (GPA) atingiu R$ 16,7 bilhões no segundo trimestre deste ano, alta de 5% na comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados nesta terça-feira pela maior companhia de varejo do país.
De acordo com os dados, as vendas nas lojas do atacarejo Assaí já representam 34,4% do total do segmento alimentar. A receita líquida no trimestre com as vendas em supermercados totalizou R$ 9,7 bilhões, com crescimento de 11,3%. Somente a bandeira, foi responsável por R$ 3,34 bilhões, aumento de 31,6%.
"Isso mostra que as empresas estão investindo fortemente nesse tipo de formato que, atualmente, está mais próximo da realidade do consumidor brasileiro", disse o professor de marketing do Insper, Sílvio Laban.
No segundo trimestre, o GPA inaugurou a primeira loja Assaí na região Norte, em Manaus. Segundo o comunicado do GPA, nos últimos 12 meses foram abertas 10 lojas e há a previsão de entrada em três novos estados agora no segundo semestre. Há 6 lojas atualmente em construção, além de 2 espaços Extra Hiper em processo de conversão para Assaí.
No segmento não alimentar, o GPA apresentou queda de 2,8% no trimestre, chegando a R$ 6,96 bilhões. O declínio, segundo o grupo, se deu pelo desempenho ruim das vendas do ecommerce CNova, de 7,6%. As lojas da Via Varejo, no entanto, apresentaram pequena elevação de 0,3% no período, R$ R$ 4,33 bilhões.
O crescimento apresentado na Via Varejo, de acordo com o comunicado do grupo, é resultado das ações estratégicas implementadas, como ter portfólio de produtos diferenciado nas lojas o que permitiu aumento da taxa de conversão de vendas.
"O segmento de eletroeletrônico sofre muito com a recessão, mas o GPA tem conseguido desempenho melhor que o mercado. No segundo trimestre, por exemplo, não apresentou queda de vendas e isso é muito bom. Faz com que o grupo ganhe participação de mercado", disse o analista da corretora Ativa Investimentos, Lenon Borges.
Veículo: Portal Bem Paraná