Promoções já representam quase metade das vendas dos hipermercados

Leia em 1min

As vendas promocionais nos hipermercados passaram de 39,7% no primeiro semestre de 2015 para 44,8% nos primeiros seis meses deste ano e a tendência é para continuarem a crescer, segundo a diretora-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição.

"A atividade promocional deve continuar a crescer", afirmou Ana Isabel Trigo de Morais durante a apresentação do Barómetro de Vendas APED relativo ao primeiro semestre de 2016.

Segundo a responsável da APED, "o consumidor tornou-se um fã" das promoções, muito assentes nos folhetos e em produtos que fazem parte do chamado "cabaz básico" alimentar, que os hipermercados já não dispensam para atrair os consumidores.

Além de serem uma "evidência da dinâmica concorrencial", as promoções mostram que o fator preço continua a ser decisivo para quem compra.

"Há uma intensificação desse fator", admite a diretora-geral da APED.

Entre janeiro e junho de 2016, as marcas dos fabricantes ganharam quota de mercado passando de 65,3% para 66,7% das vendas, enquanto o peso das marcas da distribuição recuou 1,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

O Barómetro da APED revelou um crescimento de 1,8% nas vendas do retalho no primeiro semestre do ano, com um aumento de 3,5% no volume de vendas do setor alimentar e um decréscimo de 0,7% no não-alimentar.

Fonte: Dinheiro Digital


Veja também

Carrinho reconhece clientes e oferece ofertas exclusivas

Dispositivo salva lista de compra e tem leitor de código de barras  Para tornar o ponto de venda mais atrat...

Veja mais
Refrigeração em supermercados é tema de seminário

A Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado e Ventilação (Asb...

Veja mais
O carrinho inteligente

O supermercado mineiro, do grupo Super Nosso, deu um passo adiante no atendimento com o carrinho inteligente. Utilizando...

Veja mais
Supermercados investem em máquina para facilitar o troco

Supermercados investem no Cata Moeda, da Prosegur. Mecanismo prevê bônus a clientes nas compras  A fal...

Veja mais
Faturamento do setor atacadista cresce 1,49% em julho em termos nominais

Pesquisa registra queda real de 6,66% sobre julho de 2015, mas projeção para o mês de agosto j&aacut...

Veja mais
Carrefour promove Festival do Peixe

Em sintonia com agenda da Secretaria de Aquicultura e Pesca, rede abastece seus hipermercados com mais 500 toneladas de ...

Veja mais
SuperPrix promove Semana do Peixe, com ofertas especiais

O Portal do SuperPrix Supermercados (www.superprix.com.br) realiza até o dia 15 de setembro a campanha "Semana do...

Veja mais
Sem crise: supermercados de Concórdia crescem em vendas

Pesqusia mostra que houve crescimento médio de 10%, diferente do estado, que registra retração. O ...

Veja mais
Consumidores relatam preços altos nos minimercados em Itapetininga

Preços estão iguais aos grandes mercados, dizem moradores.Comerciantes afirmam que investem nos horá...

Veja mais