Em 28 de outubro, o Carrefour celebrou a diversidade e a igualdade de oportunidades. Nos 10 países em que está localizado, 381 mil colaboradores se mobilizaram por meio de centenas de ações para marcar o dia em torno das ações do Carrefour em favor da inclusão: palestras com atletas de alto nível, improvisação teatral, mesas-redondas sobre estereótipos, concursos e exposições fotográficas, conferências no escuro, etc.
No Brasil, a companhia realizou, entre os dias 24 e 28 de outubro, a 4ª edição da Semana da Diversidade A iniciativa contou com diversas ações internas, como Painel sobre o Compromisso da empresa com os Direitos Humanos LGBT, com a presença da cartunista Laerte Coutinho; palestra sobre gênero e raça com a ex-consulesa Alexandra Loras; e mesa redonda com o alteta paraolímpico de rugby em cadeira de rodas, Lucas Junqueira. A Semana também contou com interação teatral e exibições de filmes com a temática diversidade pelo o Projeto Cinemóvel Carrefour, sala de cinema itinerante que visitou a sede da empresa e contou com a presença de beneficiários de organizações sociais parceiras, como o Projeto Casulo.
Com mais de 11,900 mil, que são o retrato das comunidades e dos bairros em que estão localizadas e signatário desde 2004 da Carta da Diversidade, o Carrefour realiza, todos os anos, ações concretas em resposta aos desafios locais para que a diversidade se reflita em todas as profissões e em todos os níveis da empresa.
Deficiência, inclusão e retenção
+ 21,3% das pessoas com deficiência contratados pelo Carrefour entre 2011 e 2015
Membro fundador da Rede Mundial de Empresas e Deficiência da OIT, o Carrefour acolhe 11,2 mil pessoas com deficiência. Para favorecer a integração e a retenção dos profissionais, o Carrefour implementa ações em todos os seus países.
No Brasil, 100% das lojas empregam pessoas com deficiência. O Carrefour implementou o programa "Eu pratico a inclusão" e o dispositivo "Meu amigo é especial" para apoiar sua integração internamente.
Na França, os hipermercados têm uma taxa de emprego superior à taxa legal de 6%, com até 14% para alguns hipermercados. O acordo "Missão Deficiência" (Mission Handicap), iniciado em 1999 e renovado seis vezes desde então. Acordos também vem sendo assinados e ações empreendidas nos supermercados há 10 anos e na logística.
Na Bélgica, o Carrefour lançou em 2015 o programa "Duo Day" em parceria com a Agence Wallonne, para a Integração das Pessoas com Deficiência. Os colaboradores são convidados a trabalhar em dupla com uma pessoa com deficiência por vários dias. A operação permite apresentar o mundo do trabalho para pessoas com deficiência e sensibilizar sobre o emprego dessas pessoas cheias de potencial.
Por fim, na Polônia, o Carrefour acolhe 700 colaboradores com deficiência, ou seja, 6% do efetivo. Além disso, a empresa trabalha com a associação Ekon e permitiu assim a contratação de 150 pessoas com deficiência intelectual. Em 2015, 346 pessoas com deficiência encontraram um emprego no Carrefour Polônia.
Uma diversidade promovida com os parceiros sociais
Anualmente, o Carrefour assina, na França e em outros países, cerca de 200 acordos com seus parceiros sociais sobre temas como emprego, deficiência, igualdade de gênero, etc. Entre eles, um acordo internacional assinado em 2015 com a federação sindical internacional UNI Global Union sobre a promoção do diálogo social e da diversidade e o respeito pelos direitos fundamentais.
Diversidade em todos os níveis da empresa e em todas as profissões:
+8,6% das mulheres na gerência entre 2011 e 2015, ou 38,3% da gerência.
O Carrefour acompanha o desenvolvimento profissional de seus colaboradores com atenção particular às posições femininas, que representam cerca 58% dos efetivos. Para favorecer o acesso delas às funções de liderança, o Carrefour lançou em 2011 o programa "Women Leaders" (Líderes Mulheres, em tradução livre). Além de veicular uma ambição comum e compartilhada em todos os países do Grupo, este programa se adapta também às realidades locais, incentivando o compartilhamento das boas práticas. Seu impacto é tangível, com um aumento de 8,6% de participação de mulheres em cargos de gestão, dos quais 38,3% são ocupados por mulheres.
O programa é implementado localmente em cada país através de mentoring (França, Itália, Argentina, entre outros) e da criação de comitês de carreiras dedicados para detectar os talentos femininos. Ele permitiu a criação de redes de mulheres, creches de empresas ou ainda a organização de horários quando a mulher volta da licença maternidade.
Inserção dos jovens:
Com 34% dos trabalhadores com idade abaixo de 30 anos, ou 125 mil pessoas, o Carrefour apoia o emprego de jovens de todas as origens, com ou sem qualificação.
Em todos os lugares em que a empresa atua, o Carrefour acompanha a inserção e a inclusão de jovens através da aprendizagem e da formação.
Na França, o Carrefour contratou 20 mil jovens com idade abaixo de 26 anos, em 2015, dos quais 6 mil com contrato por tempo indeterminado e 5,5 mil em alternância, dos quais alguns obtêm um certificado de qualificação profissional no final e são recrutados. A marca organiza anualmente o Dia do Emprego dos Jovens, bem como um "Concurso do melhor aprendiz de açougueiro e padeiro". Em fim, o Carrefour apoia a inserção de jovens em dificuldades através de seu Espaço Emprego em colaboração com estruturas de formação e inserção como Apprentis d'Auteuil (Aprendizes de Auteuil), Tremplins des Restos du Cœur (Trampolins da Associação Restaurantes do Coração) ou Ecole de la 2e Chance (Escola da 2ª Chance), etc.
No Brasil, o Carrefour, por meio do programa Jovem Talento, contrata anualmente mais de 2 mil aprendizes. Além disso, 2,5 mil jovens em situação de vulnerabilidade social são formados anualmente no Projeto Conexão Varejo, que é apoiado pelo Instituto Carrefour e realizado pela Rede Cidadã. O projeto consiste na formação para o varejo alimentar e inclui formação teórica, visita as lojas, conhecimento das profissões, etc.
Na Argentina, o Carrefour implementou o programa Jovenes con futuro (Jovens com futuro) para oferecer oportunidades profissionais a jovens vindos de áreas vulneráveis, que, por algum motivo, se viram obrigados a abandonar seus estudos.
Em paralelo, o Carrefour realiza iniciativas destinadas a jovens diplomados com elevado potencial. É o caso na França, onde os programas "Graduate Programmes Carrefour" (Programas de Graduação Carrefour) permitem, todos os anos, que 40 jovens diplomados façam um curso operacional e internacional com acompanhamento individual, dando-lhes muito rapidamente uma dimensão gerencial e comercial de primeiro nível. Os Graduate Programm descobrem diferentes profissões e diversas funções: gerente, profissões digitais, profissões da logística, diretor de hipermercado, diretor de supermercado.
Grupo Carrefour
Segundo distribuidor mundial e primeiro na Europa, o Carrefour emprega mais de 380 mil colaboradores no mundo. Presente em 35 países com mais de 11,9 mil lojas, o Grupo realizou um volume de negócios total das marcas de 100,5 bilhões de euros, em 2014. Varejista multilocal, multiformato e multicanal, o Carrefour é o parceiro do dia a dia. Recebe todos os dias cerca de 12,5 milhões de clientes em todo o mundo. Parceiro da COP21, por meio de suas iniciativas diárias, o Carrefour tem compromisso com um comércio mais sustentável e responsável. A iniciativa RSE do grupo gira em torno de 3 pilares: a luta contra toda forma de desperdício, a proteção da biodiversidade e o acompanhamento dos parceiros da empresa.
Grupo Carrefour
Há 41 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A companhia está presente em todas as regiões do país e conta com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour.com, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos clientes, como postos de combustível, drogarias e serviços financeiros. A cada mês, cerca de 22 milhões de compras são registradas em seus mais de 520 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 42,7 bilhões no Brasil em 2015 e uma equipe de 76 mil colaboradores, a empresa é a maior varejista de alimentos do país e a segunda maior operação dentre todos os mercados nos quais o Grupo Carrefour opera. No mundo, a companhia está presente em 35 países, sendo 10 com operações próprias, e emprega cerca de 380 mil colaboradores. O Grupo Carrefour está presente na vida de 100 milhões de clientes que visitam suas mais de 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina. Atualmente, cerca de 13 milhões de compras são realizadas a cada dia em seus diversos formatos distribuídos pelo mundo. www.carrefour.com
Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour