- Em um movimento para tornar os supermercados mais sustentáveis, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) encabeça um projeto de descarte correto de resíduos dentro das varejistas alimentar no estado. De acordo com a entidade, algumas redes já têm 97% do lixo descartado de modo adeaquado.
Segundo balanço da Acats, o programa "Supermercado Lixo Zero", reduziu o volume levado aos aterros em cerca de 600 toneladas ao mês.
A iniciativa, que surgiu há seis anos, teve projetos-piloto com planos de gestão e manejo implementados nos supermercados Angeloni - com 27 unidades - e Hippo, que tem quatro lojas e detém a marca de 97% de reaproveitamento dos materiais. Segundo o diretor comercial do Hippo, Josiano Saqueti, quase todo o material coletado é utilizado. "Nossos resíduos orgânicos [como frutas, legumes e outros alimentos] são enviados a uma processadora de material orgânico, onde é feita a compostagem que os transforma em adubo", disse, ressaltando que apenas o lixo retirado dos banheiros não é reaproveitado. / Da Redação
Fonte: DCI - São Paulo