Em 2016, um ano de restrições econômicas, o Super Muffato, em parceria com a Mars, conseguiu um crescimento de 26% com a venda de produtos das marcas PEDIGREE®, WHISKAS® E DREAMIES®, se comparado ao mesmo período de 2015. Esse resultado foi possível a partir de um projeto piloto de gerenciamento por categoria, iniciado em janeiro passado, em quatro lojas da rede nas cidades de Londrina e Curitiba.
Segundo o gestor da área de gerenciamento de categorias do Super Muffato, Eriton Rodrigues, as principais alterações foram ampliar a visibilidade das subcategorias, como petiscos e alimentação úmida (sachês e latas), e ajustar o sortimento. "Só com essas mudanças dobramos a venda dos petiscos para cães e gatos e aumentamos a venda dos úmidos em 10%, pois a maior exposição no ponto de venda tornou mais fácil a decisão de compra do shopper", explica.
Rodrigues destaca que as alterações efetuadas na categoria também contribuíram para a redução da ruptura em 5%.
Para Bárbara Rios Ribeiro, Coordenadora de Gerenciamento por Categoria da Mars e responsável pelo projeto, o ajuste da parametrização nas lojas beneficiou toda a categoria, não apenas a líder Mars. "Os bons resultados alcançados por esse trabalho em equipe mostram como a parceria entre gerenciamento por categorias, vendas e merchandising é essencial para o sucesso do negócio", afirma.
O projeto será estendido para todas as lojas da rede até abril deste ano e a estimativa é que o aumento nas vendas seja ainda maior do que o registrado em 2016.
Grupo Muffato
O Grupo Muffato tem 42 anos de história e conta com 49 lojas espalhadas em 17 cidades do Paraná e interior de São Paulo. Com mais de 11,5 mil colaboradores diretos, o Grupo também gera mais de 4,5 mil empregos indiretos e é um dos maiores empregadores privados do Paraná. Empresa 100% brasileira, a rede é líder no segmento de supermercados no Paraná e ocupa a sexta posição no ranking nacional do setor.
Mars, Incorporated
A Mars, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M'S®, TWIX®, SNICKERS®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBATM, ROYAL CANIN® e UNCLE BEN'S®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões em vendas oriundas de seus seis segmentos de negócio: Petcare, Chocolate, Wrigley, Food, Drinks e Simbiocience. Mais de 80 mil colaboradores de 78 países estão reunidos sob os cinco princípios da empresa: Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade, e trabalham, diariamente, para desenvolver o relacionamento mútuo com todos, promovendo o crescimento do qual a empresa se orgulha. Todos os produtos de petcare são desenvolvidos a partir de estudos do Centro de Pesquisa WALTHAM® - a principal autoridade científica em bem-estar e nutrição de pets, localizado em Londres.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Super Muffato