De 2016 até agora, já foram encerradas 15 filiais em todo o Estado
O mapa de lojas do Walmart com a bandeira Nacional tem mais uma baixa. A multinacional confirmou que está encerrando hoje as atividades da unidade localizada no Rua da Praia Shopping, no Centro de Porto Alegre. Desde o ano passado, cerca de 15 pontos de venda pertencentes à rede norte-americana já foram encerrados no Rio Grande do Sul. Na Capital e na Região Metropolitana, parte desses locais tem sido ocupada por redes regionais, como Asun, como as lojas na Rua da República, avenida Plínio Brasil Milano, rua Francisco Trein, duas em Canoas e uma em Esteio. O grupo Zaffari negou interesse em ocupar os espaços deixados pelo Walmart.
De acordo com José Américo Cordeiro, tesoureiro do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec), a empresa vem cumprindo acordo feito com a entidade, no ano passado, para realocar os empregados ou inserir os desligados em cursos de qualificação que facilitem uma recolocação profissional.
"Esse trato está sendo seguido pela empresa. Eles têm questionado os empregados e realocado quem quer continuar no grupo. Mas vamos interpelar a empresa, nesta terça-feira, para ver qual é a situação atualizada. Com o avanço dos fechamentos, temos de verificar como vão manter esse acordo. No ano passado, houve fechamentos na Capital e no Interior. É possível que isso também esteja ocorrendo agora", analisa Cordeiro.
Em comunicado, a multinacional coloca que revisa constantemente seu portfólio de lojas, podendo fechar unidades que não apresentem desempenho satisfatório. A justificativa para o fechamento da loja no centro de compras da Rua da Praia é o mesmo dado para o fim das operações do Nacional no Shopping Iguatemi, no início deste mês.
O movimento, que vem sendo acompanhado por consumidores e funcionários, de fechamento acelerado de lojas com a bandeira Nacional no Rio Grande do Sul, é semelhante ao realizado no Paraná com a rede Mercadorama em 2015. E a redução da presença da norte-americana no Paraná continua. Em comunicado, a Walmart confirma que, juntamente com o Nacional do Rua da Praia Shopping, está finalizando as operações de duas lojas Mercadorama, em Maringá e Londrina (PR).
Também recentemente, a multinacional divulgou que está encerrando o uso da bandeira Big e adotando, aos poucos, a marca Walmart para o segmento de grandes lojas no Brasil. No Estado, a primeira loja Big a trocar de bandeira foi a de Novo Hamburgo. O investimento na remodelação é de R$ 1 bilhão ao longo de três anos.
Fonte: Diário do Comércio - Porto Alegre