Grupo Cencosud Brasil tem índice de mulheres na liderança acima da média global

Leia em 3min 20s

Número total de lideranças femininas da varejista no Brasil chega a 42%, índice maior que a média global divulgada pela IBR, de 24%

  

A nova ordem mundial, de empoderamento feminino e de direitos iguais para os gêneros, tem refletido nos percentuais de mulheres que ocupam cargos estratégicos nas empresas. Embora o índice ainda esteja distante dos 50%, as empresas aumentam gradativamente o número de mulheres nos cargos de liderança das companhias, Segundo pesquisa International Business Report (IBR) – Women in Business, realizada pela Grant Thornton em 36 países, o Brasil possuiu 19% dos cargos de alto escalão ocupados por mulheres, índice abaixo da média global, de 24%.

 

A Cencosud Brasil, quarto maior rede supermercadista do país, por meio de políticas internas, aumentou consideravelmente a participação de mulheres em cargos de liderança nos últimos anos. A empresa emprega mais mulheres (52%) e o número total de lideranças femininas na operação brasileira chega a 42%, o que corresponde a 1634 cargos, ou seja, maior do que a média global.

 

Em relação as áreas que têm maior presença de mulheres em postos de alto escalão,  estão:   recursos humanos, operações, serviços financeiros, finanças, comercial e supply chain (cadeia de suprimentos). Já em relação aos cargos, a função de líder corresponde a 31%, seguida por gerência, com 16%; coordenador (5%); gerenciador (4%); e supervisor (1%).

 

A rede Bretas Supermercados, uma das bandeiras do grupo no Brasil, registrou em 2016 um aumento de 300 mulheres no setor de liderança de operação de caixa.

 

Segundo Jacqueline Fontes, Diretora de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da Cencosud Brasil, a mulher é um ponto central no mundo varejista. “Hoje, as mulheres estão mais presentes em posições de liderança e tê-las no comando parece tendência entre as grandes companhias. Elas estão na frente das decisões de compras e temos como missão aproximar a nossa empresa das principais tendências mundiais. Em cada plano, desenvolvimento ou estratégia interna ou externa, situamos a mulher como ponto central da decisão. Queremos oferecer as condições apropriadas para atrair, reter e desenvolver as mulheres mais talentosas, independente da função que ocupam”, disse Jacqueline.

 

De acordo com a diretora, a empresa trabalha para proporcionar ao colaborador um ambiente seguro e amigável, onde ele, seja homem ou mulher, consiga encarar os desafios profissionais como parte de seu crescimento profissional e pessoal. “A cultura de talento na Cencosud faz com que o líder tenha capacidade de aplicar suas aptidões a serviço de toda equipe. Na empresa, ele vai se sentir devidamente apoiado e orientado por sua liderança, que deve trabalhar para garantir que as pessoas estejam sempre no centro de nossas decisões, de como que sintam-se cuidadas e valorizadas pela companhia”, finaliza Jacqueline.

 

Sobre o Grupo Cencosud

 

Líder em vendas na América Latina e 4° maior supermercadista no Brasil, o Grupo Cencosud busca fornecer os melhores serviços, preços e produtos aos seus clientes. Para atingir esta meta, opera no país com mais de 220 lojas e cerca de 30 mil colaboradores, estando presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui ainda um escritório administrativo na cidade de São Paulo. No país desde 2007, o Grupo Cencosud atua com vários modelos de varejo: super e hipermercados, farmácias e lojas de eletroeletrônicos (Eletro Show). Fundado em 1963, possui ações nas bolsas de Santiago e Nova York, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – e manter um escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente mais de 140 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cencosud 


Veja também

Extra e Pão de Açúcar contratam jovens aprendizes no Rio de Janeiro

As redes de varejo Extra e Pão de Açúcar estão com vagas abertas para jovens aprendizes em t...

Veja mais
Casas Bahia e Pontofrio celebram o mês do consumidor com ação inédita nas lojas e nos sites

Redes promovem atendimento em lojas e contam com tutorial nos sites para esclarecer as dúvidas sobre resgate do F...

Veja mais
Venda da Via Varejo pode custear expansão de GPA

O CEO do Casino, Jean-Charles Naouri, afirmou ontem que os recursos obtidos com venda da Via Varejo, que deve ser conclu...

Veja mais
Carrefour no Brasil faz IPO neste ano, diz Abilio

A entrada em bolsa da filial brasileira do Carrefour irá ocorrer em meados deste ano, confirmou ontem em Paris o ...

Veja mais
Extra traz Dia do Consumidor para varejo físico com 15 dias repletos de ofertas

Rede lança campanha "Quinzenaço do consumidor" repleta de "Ofertaços" em homenagem à data. A...

Veja mais
Números amargos no Pão de Açúcar

Em seu sétimo trimestre consecutivo no vermelho, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) reduziu seu pre...

Veja mais
Receita do Grupo Pão de Açúcar cresce 11,7% e soma R$ 45 bilhões em 2016

 Resultado só considera varejo de alimentos e não contempla negócios da Via Varejo; vendas do ...

Veja mais
Hipermercados Extra Diadema e Vl. Luzita viram Assaí

Duas unidades do Hipermercado Extra no Grande ABC, Diadema (situado na Av. Piraporinha) e Vila Luzita (Av. Capitã...

Veja mais
Walmart impulsiona e índices de ações dos EUA fecham em patamar recorde

Os três principais indicadores do mercado financeira americano - Dow Jones, Nasdaq e S&P 500 - atingiram suas ...

Veja mais