Mercado de vizinhança deve avançar

Leia em 1min 30s

São Paulo - Depois de retraírem por dois anos seguidos, os mercados de vizinhança devem apresentar este ano uma estabilidade ou um pequeno crescimento nas vendas, segundo projeção da GfK divulgada ontem durante evento do setor atacadista.

"Esse mercado vai continuar crescendo. Apesar de ter passado dois anos difíceis, a partir de 2017 ou ele fica estável ou já vê um pequeno crescimento, e nos próximos anos deve continuar avançando", afirmou o diretor da GfK, Marco Aurélio Lima. A previsão se dá por conta da melhora de alguns indicadores apontados em estudo da empresa. A confiança do comerciante de vizinhança em relação a situação futura avançou em 57%, frente ao resultado apresentando no ano passado, e a competitividade de preços desse modelo também se manteve em ascensão.

"Os pequenos varejistas usaram nos últimos anos uma estratégia de não aumentar tanto os preços para conseguir manter o cliente", afirma Lima. Com a estratégia os preços praticados nos mercados de vizinhança atingiram em 2017 praticamente o mesmo patamar dos valores cobrados nos hipermercados e supermercados, o que também deve contribuir para a retomada das vendas do segmento este ano.

Outro fator positivo para os mercados de bairro, segundo o estudo, é o maior investimento dos empresários em tecnologias. De acordo com Lima, nos últimos cinco anos em que a pesquisa é realizada houve um avanço consistente no aporte dos pequenos comerciantes em soluções de tecnologia e na maior profissionalização dos negócios, o que vem dando resultado agora. A pesquisa foi feita através da entrevista com mais de 400 varejistas.

Desempenho no semestre

Segundo estudo da Nielsen, divulgado recentemente, o faturamento dos mercados de vizinhança avançou 3% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao volume de produtos vendidos, por outro lado, houve uma retração de 1,6%.


Fonte: DCI São Paulo



Veja também

Morador de Americana ganha R$ 20 mil na Promoção de Aniversário Amigos de Ouro

O último sorteio da Promoção de Aniversário Amigos de Ouro da Rede de Supermercados Pague Me...

Veja mais
Só oito varejistas possuem alta produtividade

Das 51 redes de supermercados analisadas no "Ranking Ibevar 2017", só oito atingiram o maior índice de efi...

Veja mais
Carrefour reinaugura dois supermercados em São Carlos

Nesta sexta-feira (4), o Carrefour reinaugura em São Carlos (SP) dois supermercados da bandeira Bairro sob o conc...

Veja mais
Carrefour reinaugura seis hipermercados no país

Carrefour reinaugura dois hipermercados sob o conceito Nova Geração, um no Estado de São Paulo e ou...

Veja mais
Pão de Açúcar marca presença no Rio Gastronomia, maior evento do segmento no Brasil

O Pão de Açúcar, uma das maiores e mais importantes redes de supermercado do país, tem inves...

Veja mais
Consumidor troca supermercado por internet na compra do vinho

Chegou o inverno e a publicitária paulistana Larissa Melo intensificou o consumo de vinho em casa. Mas neste ano,...

Veja mais
Código de barras poderá informar validade de alimentos em supermercados

Estabelecimentos comerciais de atacado e varejo podem ser obrigados a informar, no código de barras, data de vali...

Veja mais
Ir ao supermercado é fardo a 26% dos clientes

Mais de um quarto dos consumidores de grandes cidades não consideram a ida ao supermercado prazerosa, segundo est...

Veja mais
Prezunic é a 3ª melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro

   Pela oitava vez, o Prezunic está entre as melhores empresas para se trabalhar no ...

Veja mais