Importantes redes de supermercado estão com descontos especiais até o dia 15 de setembro, beneficiando clientes de todo o país nas lojas das redes do Extra, Pão de Açúcar e Walmart. Os peixes estão, em média, até 20% mais baratos, no Extra e Pão de Açúcar. Com isso, a expectativa de crescimento nas categorias de peixe fresco, congelado e bacalhau em ambas as redes é de 10%. Já no Walmart, a Semana do Peixe é responsável por incremento de 12% nas vendas da categoria, sendo o único varejista no país a ter cerca de 80% do volume de pescados comercializados com rastreabilidade.
Na rede Extra, os consumidores têm ofertas de peixes frescos todos os dias. Os congelados participam da dinâmica “1,2,3 da Economia”, na qual os descontos são progressivos. O bacalhau conta com variedades de lombos com espessuras mais altas, o que confere uma ótima apresentação à refeição.
No Pão de Açúcar, a grande novidade é a linha de peixes sustentáveis e selvagens do Alasca. As espécies são sustentáveis, pois seguem rígidos padrões especificados pela legislação local, que exige cotas definidas de pesca a cada temporada. Esse processo garante o equilíbrio do habitat marinho e a preservação das gerações futuras. O Pão de Açúcar disponibilizará a linha em filés. A rede oferece ainda opções como: salmão, bacalhau (in natura) e polaca.
Já no Walmart, os filés de peixe respondem por 70% da venda. Essa linha destaca-se pela praticidade de preparo e é composta por postas de peixe e frutos do mar. Atento à preferência dos consumidores, a rede investe na categoria de pescado congelado, aumentando o sortimento em itens que agregam praticidade e conveniência. Entre os peixes mais vendidos estão filé de Tilápia, filé de Salmão, filé de Merluza, Salmão inteiro fresco, Tilápia inteira fresca, Tainha inteira fresca, posta de Cação e frutos do mar.
A Semana do Peixe foi criada há 14 anos pela então Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura (SEAP) em todo o território nacional. Em 2016, o setor privado assumiu a ação, apoiado pelo Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria da Pesca, da Fiesp (Compesca), Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No ano passado, iniciativa proporcionou aumento de 30% na venda de pescado no varejo.
Sobre a Semana do Peixe
A Semana do Peixe desenvolve um conjunto de ações com foco na cadeia produtiva de peixes e frutos do mar para estimular o consumo de pescado no país. A campanha incentiva ações promocionais no varejo e food service, eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de materiais promocionais ao consumidor final, material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar seu peixe), promoções em insumos, serviços e equipamentos para a cadeia produtiva, campanhas promocionais na pesca esportiva, entre outras ações. A programação está disponível no site: www.semanadopeixe.com.br.
Fonte: Portal SEGS