Seguindo seu plano estratégico de dobrar o número de drogarias até 2021, chegando a 80 pontos, a Coop – Cooperativa de Consumo inaugurará no próximo dia 9 de outubro, às 9 horas, a primeira unidade de rua e a 13ª da rede na cidade de São José dos Campos (SP), onde já possui outras três lojas de autosserviço.
A nova drogaria, com 178 metros quadrados de atendimento, exigiu investimentos na ordem de R$ 1 milhão, gerou nove empregos diretos e o mix envolve 8 mil itens, entre medicamentos, mercearia e dermocosméticos.
Com este novo ponto, localizado na avenida XV de Novembro, 160 – Centro, a Coop passa a contar com 43 drogarias (30 delas anexas às unidades) e todas contam com o Convênio Drogaria, hoje com 36 empresas associadas na região do ABC e interior de São Paulo, com 6.800 mil conveniados que têm até 40 dias para pagar as aquisições de medicamentos.
O programa de expansão da Coop está respaldado num estudo de oito meses conduzido por consultoria especializada, que reavaliou o modelo de negócio até então desenvolvido pela empresa. De acordo com o diretor-presidente Marcio Valle, o setor drogaria passa a ser mais um negócio que se soma aos segmentos de supermercados e postos de combustível.
Dessa forma, o negócio drogaria passa a ter uma área própria de inteligência de mercado, de operações, estrutura, trade marketing e treinamento específicos. “Nossa meta é crescer 20% ao ano em número de lojas”, reforça Marcio Valle.
Coop
Atualmente, a Coop é considerada a maior Cooperativa de Consumo da América Latina e em 2016, encerrou o ano com faturamento bruto de R$ 2,125 bilhões. Possui 1,7 milhão de cooperados, mais de 5,9 mil colaboradores diretos, 30 unidades, sendo 22 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, além de três postos de combustíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coop