Supermercados dão descontos para alimentos “feios”

Leia em 3min 10s

As redes varejistas brasileiras estão abrindo espaço nas gôndolas para frutas, legumes e verduras visualmente feios, disformes ou com prazo de validade próximo do vencimento. Esse é o caso do Extra e Carrefour. A opção pela compra desses itens pode gerar até 40% de economia para o consumidor.

 

Desde maio, os clientes do Extra podem encontrar na seção de hortifrúti descontos de 20% nos produtos fora do padrão – limões, laranjas, pimentões, chuchus, batatas, abobrinhas e tomates que dificilmente seriam colocados à venda pela aparência ou pelo curto prazo de validade.

 

“Havia a necessidade de melhorar a capacidade de compra do consumidor e oferecer um produto com faixa de preço melhor”, afirmou o responsável pela área de perecíveis do Extra, Marcos Pozzi.

 

Eugenio Foganholo, diretor da Mixxer, consultoria de varejo e bens de consumo, diz que o consumidor não está acostumado a comprar alimentos desse tipo. “Há um movimento na sociedade para entender que eles são tão adequados quanto os outros. O produto pode estar feio, deformado, mas não deixa de ter valores nutricionais.”

 

No Extra, os produtos comercializados com desconto são vendidos em embalagens de 1 kg – todos passam pelo teste de qualidade da rede antes de serem disponibilizados ao consumidor. A ação está presente em todos os estados brasileiros, exceto na Bahia.

 

O Carrefour lançou nesta semana programa similar. Batizado de Únicos, a iniciativa vai oferecer descontos a partir de 30% na compra de 11 frutas e legumes considerados fora do padrão – abobrinha italiana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja pera, maçã gala, pepino e tomate.

 

O programa, ainda em fase de implantação, já está disponível todas as sextas-feiras nos hipermercados dos bairros Pinheiros e José Bonifácio, em São Paulo.

 

O Atacadão, que pertence ao Grupo Carrefour, comercializa há dois anos alimentos fora do padrão estético com descontos. “Nenhum produto sofre tanta alteração como estes [frutas, legumes e verduras], com o desconto você aumenta a chance de venda e as perdas são menores para todo mundo: mercado, consumidor e produtor”, afirmou Foganholo.

 

Uma das primeiras empresas a perceber o potencial de venda desse tipo de produto foi a Fruta Imperfeita, que desde 2015 trabalha com a entrega de cesta de produtos recusados pelo mercado por terem uma aparência fora de padrão. “As pessoas não conhecem esses produtos. Quando começamos, nos perguntavam se eram frutas estragadas”, disse a engenheira de alimentos e uma das criadoras da empresa, Nathalia Inada.

 

Segundo ela, é preciso levar em conta que a aparência não afeta a qualidade nutricional dos alimentos. “Um dos motivos para os alimentos serem imperfeitos é a questão climática. A plantação sofre, mas continua perfeita para o consumo”.

 

De acordo com estimativa da Fruta Imperfeita, a iniciativa evitou que 320 toneladas de frutas e legumes fossem para o lixo. “Ajudamos toda uma cadeia produtiva, desde o pequeno produtor”, diz Nathalia.

 

A assinatura de entregas semanais de cestas de 5 kg de legumes ou frutas custa a partir de 96 reais por mês.  Atualmente a empresa tem 850 clientes e atende bairros da zona sul de São Paulo.

 

Vários supermercados oferecem descontos para produtos com prazo de validade perto do vencimento. Nos supermercados do grupo varejista GPA, Extra e Pão de Açúcar, os descontos chegam a 40% e abrangem produtos de diversas categorias, como biscoitos, chocolates, cereais, molhos, queijos, iogurtes e bebidas.

 

Fonte: Veja

 

 


Veja também

Extra e Pão de Açúcar apostam em vendas de bebidas para o final do ano

O Extra e o Pão de Açúcar entraram no clima de Fim de Ano e, para garantir ótimas oportunida...

Veja mais
Carrefour express inaugura sua centésima loja no Brasil

   O Grupo Carrefour inaugura a centésima unidade do seu formato de proximidade. A abe...

Veja mais
Pague Menos inaugura primeira loja em Limeira (SP)

Com investimento de R$ 30 milhões, a Rede de Supermercados Pague Menos inaugurou a primeira loja em Limeira (SP),...

Veja mais
"Corrida e Caminhada Prezunic" reunirá atletas na Lagoa Rodrigo de Freitas

Duas das modalidades esportivas mais populares do Brasil se encontram no domingo,12 de novembro, na "1ªCorrida e Ca...

Veja mais
GF Supermercados realiza campanha Lixo Zero

  Ponto de coleta de recicláveis do GF Supermercados, na praça da Fonte   ...

Veja mais
Carrefour oferece desconto para venda de produtos 'feios'

São Paulo - Com o objetivo de dar mais força aos produtos em promoção, e diminuir o desperd&...

Veja mais
Grandes redes de supermercados brigam com 'mercadinhos' para crescer

São Paulo - Grandes redes de supermercados estão numa corrida para conquistar o comércio de vizinha...

Veja mais
Carrefour passa a comercializar no brasil alimentos fora do padrão estético

O Carrefour lança no Brasil o programa Únicos, iniciativa voltada à comercialização d...

Veja mais
Alimento mais barato inibe retomada do GPA

São Paulo - Os sinais de melhora no varejo, evidenciados pela queda no juro e melhora dos indicadores de confian&...

Veja mais