Carrefour passa a comercializar no brasil alimentos fora do padrão estético

Leia em 3min 20s

O Carrefour lança no Brasil o programa Únicos, iniciativa voltada à comercialização de alimentos de qualidade, porém, fora do tradicional padrão estético de comercialização. Ao todo, são mais de 10 tipos de frutas e legumes com descontos a partir de 30%. O projeto estimula o consumo dos alimentos considerados “feios”, aqueles com calibre, tamanho e formato diferentes dos padrões estéticos adotados atualmente por produtores e varejistas no Brasil. Parte da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Carrefour, a iniciativa colabora com a redução do desperdício no país, um dos líderes mundiais em produção de alimentos, enquanto cria uma nova possibilidade de uso desses alimentos já que, na maioria dos casos, esses produtos podem nem chegar à casa dos consumidores devido aos requisitos estéticos aplicados pelos produtores, distribuidores e comerciantes atualmente.

 

A partir desse mês, o programa Únicos estará disponível em alguns hipermercados da rede em São Paulo (SP), todas as sextas-feiras, e contará com comunicação e mobiliário próprios no setor de Mercado. No local, serão expostos diversas variedades de frutas, verduras e legumes, como abobrinha italiana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja pêra, maçã gala, pepino e tomate, comercializados em pacotes fechados.

 

“O desperdício começa antes mesmo de o produto chegar à gôndola, com alimentos defeituosos eliminados na própria lavoura, porque não atendem o padrão estético esperado pelo consumidor e, consequentemente, pelo varejo. A transformação dos hábitos de consumo exige inovação e informação, sendo necessário que todo o setor de alimentos invista e estimule o consumo com base na qualidade e não na estética”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. “Criamos o Únicos para reforçar a mensagem de que, além da mesma qualidade dos demais produtos, esses itens ainda são mais atrativos devido aos seu formato exclusivo e único, característica que dá nome a este programa. Vamos mostrar ao consumidor que um alimento tem suas propriedades preservadas, independentemente da sua aparência, colaborando para mudar a cultura de desperdício que é ainda mais forte em nosso país.”

 

No Brasil, mais de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente e, no mundo, esse montante chega a 1,3 bilhão de toneladas, segundo dados da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação. Ainda de acordo com a entidade, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes mesmo de chegar à mesa do consumidor.

Para combater e minimizar este cenário, o Grupo Carrefour Brasil já adota diversas iniciativas contra o desperdício de alimentos. Desde 2015, o Atacadão, formato de cash&carry da companhia, foi pioneiro no Brasil ao iniciar a comercialização de alimentos fora do padrão estético por meio do programa ‘Sans Form’, onde frutas e legumes “feios” são vendidos também com desconto. Atualmente, a iniciativa está disponível em nove lojas de autosserviço do Atacadão nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

 

Em fase de implantação nas lojas do Carrefour, o programa Únicos está disponível inicialmente em dois hipermercados da rede na capital paulista, localizados nos bairros Pinheiros e José Bonifácio, este situado na conhecida Estrada do Pêssego. A iniciativa integra o principal pilar da Plataforma de Sustentabilidade da companhia no Brasil, o combate ao desperdício de alimentos, que conta com diversas iniciativas como o Movimento ‘Desperdício Zero’, que contempla ações de conscientização, internas e externas junto a colaboradores, clientes e parceiros, além de iniciativas para conter e minimizar o desperdício de recursos naturais, principalmente de alimentos, em sua operação.

 

Programa Únicos

Hipermercado Carrefour Rebouças

Local: Shopping Eldorado

Endereço: Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros - São Paulo (SP)

 

Hipermercado Carrefour Pêssego

Endereço: Estrada do Pêssego, 1.200, José Bonifácio - São Paulo (SP)

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Carrefour


Veja também

Alimento mais barato inibe retomada do GPA

São Paulo - Os sinais de melhora no varejo, evidenciados pela queda no juro e melhora dos indicadores de confian&...

Veja mais
Via Varejo abrirá até 80 lojas em 2018

São Paulo - A rede de móveis e eletrodomésticos Via Varejo pretende elevar substancialmente seu inv...

Veja mais
Assaí inaugura em Uberlândia unidade de R$ 25 milhões

Na próxima segunda-feira (30), a rede Assaí Atacadista inaugura em Uberlândia, no Triângulo, s...

Veja mais
GPA tem lucro líquido consolidado de R$72 mi no 3º tri

Sâo Paulo (Reuters) - O Grupo Pão de Açúcar (GPA) teve lucro líquido consolidado de 72...

Veja mais
Carrefour oferece primeiras fornadas de panetones de fabricação própria

Assim como acontece todos os anos, o Carrefour já oferece suas primeiras fornadas de panetones de fabricaç...

Veja mais
Extra realiza festival da cozinha com ofertas especiais

O Extra realiza até o dia 29 de outubro, o Festival de Cozinha, que traz ofertas especiais em produtos de eletro ...

Veja mais
Natal é tema de cursos gratuitos da Coop

Mensalmente, a Coop – Cooperativa de Consumo promove o Ciclo de Palestras, uma iniciativa pioneira no mercado vare...

Veja mais
Atacadão apoia documentário sobre a combate ao desperdício de alimentos

Para celebrar o dia mundial da alimentação, a TV Cultura exibe neste mês o documentário &ldqu...

Veja mais
Vendas em setembro surpreendem o setor

O volume de vendas dos supermercados de Minas Gerais surpreendeu o setor em setembro. No último mês, o com&...

Veja mais