Na próxima segunda-feira (30), a rede Assaí Atacadista inaugura em Uberlândia, no Triângulo, sua primeira unidade em Minas Gerais. A loja, no entanto, é apenas o primeiro passo da bandeira de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no Estado, para o qual projeta uma expansão já em 2018. Em período de silêncio, a empresa não dá detalhes do plano, mas revela que a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) está entre os seus focos.
O presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes, conta que a RMBH era inicialmente a primeira opção da rede para a entrada no mercado mineiro. A empresa chegou a pesquisar terrenos no município de Contagem, mas questões como o preço e a localização acabaram dificultando a ida da bandeira para o local. Com uma economia forte e um grande potencial de crescimento, Uberlândia, então, acabou levando a melhor.
“Minas Gerais estava nos nossos planos pelo poder econômico, participação no PIB (Produto Interno Bruto) e a força do Estado. A intenção era entrar próximo da capital Belo Horizonte, mas ano passado começamos a fazer as conversões do hipermercado Extra para a bandeira Assaí, e Uberlândia foi escolhida pelo nosso desejo de entrar em Minas Gerais”, conta Gomes.
Desde 2016, o GPA tem transformado algumas de suas lojas do formato de hipermercado espalhadas pelo País em operações de atacado. A unidade de Uberlândia é uma das que integram o projeto de conversões. Antes de passar por uma grande reforma para abrigar a loja do Assaí Atacadista, o prédio situado na avenida Rondon Pacheco estampava em sua fachada a marca Extra, que também pertence ao Pão de Açúcar.
O investimento na unidade do Triângulo Mineiro foi de cerca de R$ 25 milhões. A loja é a 119ª da bandeira no Brasil e integra o plano de expansão da rede de chegar a 18 estados até o fim deste ano. Hoje presente em 16 unidades federativas, a empresa, além de Minas Gerais, vai iniciar até dezembro operações também no Piauí. Belmiro Gomes considera a vinda para o território mineiro fundamental para os negócios do grupo.
“A chegada da principal bandeira a Minas é algo de fato muito importante. É nossa primeira unidade em um estado vital e obviamente com planos de seguir com expansão”, afirma o presidente do Assaí Atacadista.
O executivo sabe que encontrará pela frente um mercado bastante competitivo, mas não se mostra intimidado com a concorrência em Minas. Para Gomes, os resultados obtidos pela bandeira nos últimos anos comprovam o potencial da rede. Em 2016, o Assaí Atacadista abriu 13 novas lojas e encerrou o ano com vendas brutas de R$ 15,7 bilhões, crescimento de 39,2% na comparação com 2015. De janeiro a junho deste ano, a expansão já é de 28,8%.
“Passamos de um estado no Brasil para 16 em um período de seis anos. A gente evita falar da concorrência, mas o Assaí Atacadista vai buscar sua participação no mercado”, destaca.
Públicos - O estabelecimento de Uberlândia será voltado ao atendimento de pequenos e médios comerciantes, transformadores e do consumidor final. A rede promete preços bastante competitivos e garante que a economia frente ao varejo tradicional pode chegar a até 15%. Ao todo, são mais de sete mil produtos, entre itens de mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza.
“O Triângulo Mineiro é um polo importante para o desenvolvimento econômico do Estado, com grande concentração de demanda tanto pelo público pessoa jurídica quanto pessoa física - perfis potenciais de clientes ao nosso negócio. Estamos, portanto, extremamente satisfeitos em entregar esta loja à população, iniciando assim, nossas operações em Minas Gerais”, avalia Belmiro Gomes.
Fonte: Diário do Comércio de Minas