GPA vê tendência positiva em vendas do multivarejo

Leia em 3min 20s

São Paulo – O Grupo Pão de Açúcar vê uma tendência positiva para as vendas do multivarejo após uma série de ajustes nas operações das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, que segundo executivos da companhia já refletem no desempenho de março e abril e contribuíram para a retomada da liderança no setor.

 

“Após um início de trimestre difícil no multivarejo, vimos sólida recuperação de vendas em março e essa tendência continua sendo observada em abril, o que nos deixa confiantes na retomada do negócio”, afirmou o diretor vice-presidente de Finanças do GPA, Christophe José Hidalgo, em teleconferência com analistas sobre os resultados do primeiro trimestre.

 

Na véspera, a companhia anunciou lucro líquido consolidado de 226 milhões de reais entre janeiro e março, superando em 7,8 por cento o resultado do mesmo período de 2017, com alta de 7,5 por cento na receita líquida total, para 11,34 bilhões de reais.

 

“Decisões bastante acertadas nos levaram a retomar a posição de maior varejista alimentar do Brasil…estou convencido de que essa liderança vai se diferenciar mais daqui para frente”, disse Ronaldo Iabrudi, que a partir desta sexta-feira deixa a presidência-executiva do GPA para Peter Estermann, passando ao cargo de vice-presidente do conselho de administração da empresa.

 

Em 13 de abril, a Reuters noticiou que o grupo controlado pelo francês Casino havia novamente encostado no rival Carrefour Brasil, que até o final de 2017 liderava o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de maiores empresas supermercadistas do país.

 

Segundo Hidalgo, o desempenho positivo do GPA no primeiro trimestre reforça a expectativa de crescimento de vendas mesmas lojas alinhado à inflação no multivarejo, e acima da inflação no Assaí.

 

Em seu primeiro dia como presidente-executivo, Estermann adiantou que o grupo vem trabalhando em uma revisão do formato Extra Super, cujos detalhes devem ser anunciados no terceiro trimestre.

 

“Estamos conduzindo diferentes frentes…mas é no Extra Super que vemos mais oportunidades e para onde direcionamos mais esforços para reversão do negócio”, explicou o diretor-executivo da bandeira Extra, Alberto Calvo. Ele acrescentou que a empresa está reformulando o mix de produtos e o modelo de operação no curto prazo, e iniciando um projeto piloto em 20 lojas com foco regional no médio prazo.

 

No caso do Pão de Açúcar, o GPA seguirá “a todo vapor” com a reforma de lojas, buscando manter os ganhos de participação de mercado e rentabilidade elevada, disse Marcelo Bazzali, diretor-executivo da bandeira.

 

No segmento de formatos especiais, incluindo as lojas Extra Mini e Minuto Pão de Açúcar, assim como postos de gasolina e drogarias, a empresa já começa a colher os resultados de revitalizações e trabalhos para melhoria em infraestrutura, com alta tanto em fluxo de clientes como em vendas, de acordo com diretor-executivo Frederic Garcia.

 

Assaí

 

Para o atacarejo, que conforme Iabrudi cresceu mais de três vezes em representatividade dentro do GPA, a expectativa é de manutenção do forte desempenho observado no primeiro trimestre, marcado por salto de 25,2 por cento na receita líquida.

 

“Temos projetos já em andamento para que o Assaí consiga manter crescimento”, comentou o diretor de negócios de atacado, Belmiro Gomes, citando novas políticas de mix e produtos e atividade e relacionamento com cliente pessoa jurídica. Na avaliação dele, a deflação dos alimentos foi o “grande desafio” para o atacarejo no primeiro trimestre e só se espera alívio dos efeitos a partir do segundo semestre.

 

Às 13:53 (horário de Brasília), as ações do GPA subiam 4,67 por cento, cotadas a 79,55 reais, figurando entre os principais destaques positivos do Ibovespa, que por sua vez tinha elevação de 0,3 por cento.

 

Fonte: Exame

 


Veja também

Sainsbury's compra Asda do Walmart para liderar supermercados no Reino Unido

O Sainsbury's acertou a compra do Asda, do Walmart, por cerca de 7,3 bilhões de libras (10 bilhões de d&oa...

Veja mais
GPA tem alta de 8% no lucro líquido do 1º trimestre

São Paulo - O GPA, controlador de redes de supermercados que incluem o Pão de Açúcar, teve l...

Veja mais
Atacadão inaugura unidade de autosserviço no Mato Grosso

Dando continuidade ao seu plano de expansão, o Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de l...

Veja mais
Venda fiada é comum em 47% das lojas

Os mercados de bairro, que ganham o consumidor pela proximidade e são soluções para pequenas compra...

Veja mais
Carrefour passa a vender eletrônicos e alimentos no mesmo site

O Carrefour vai passar a vender alimentos no mesmo site em que já oferece produtos eletrônicos e utilidades...

Veja mais
Super Nosso inaugura 1ª de 12 novas lojas

O primeiro passo do Grupo Super Nosso para alcançar a meta de 12 novas lojas abertas até o fim do ano acon...

Veja mais
Carrefour cria e-commerce para produtos alimentícios

 A rede varejista francesa anunciou ontem o início das vendas de alimentos online, antes disponível s...

Veja mais
Farmácias de supermercados são bem avaliadas

Das cinco redes de farmácias mais bem avaliadas pelo consumidor, quatro delas estão atreladas à gru...

Veja mais
Supermercado Rancho Bom inaugura unidade em Guaramirim

  A partir da próxima terça-feira (24/4), os moradores de Guaramirim (SC)...

Veja mais