Atacarejos avançam em Goiás

Leia em 3min 10s

O Atacadão, do grupo Carrefour, inaugura nesta quinta-feira (26) sua terceira unidade na Região Metropolitana de Goiânia. Com ela, a capital e Aparecida de Goiânia vão somar ao menos 18 atacarejos. O seguimento – que mescla atributos de atacado e varejo – tem preços mais competitivos e chegou a crescer até três vezes mais do que o de supermercados no País no ano passado, favorecido pelo orçamento limitado dos consumidores, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

A efervescência desse modelo de negócio é visível no Estado, onde as opções têm disparado, especialmente no Entorno do Distrito Federal e na Região Metropolitana. Nesta última, levantamento feito pela reportagem identificou que ao menos dez novas unidades foram abertas do ano passado para cá. Há ainda uma unidade da rede Dia a Dia, empresa do Distrito Federal, em construção no Jardim Balneário Meia Ponte.

 

“Goiás é, para nós, Estado de extrema importância”, diz o CEO do Atacadão, Roberto Müssnich, sobre onde estão presentes desde 2007. Porém, a nova operação será mais robusta do que a primeira da capital, feita para atender até 100 mil clientes por mês, pois foi construída nesse padrão em terreno adquirido há três anos. Não é adaptação do espaço de loja anterior e faz parte do plano ambicioso de expansão do grupo.

 

Ao todo, o Carrefour anunciou que investirá R$ 1,8 bilhão no País. “Quando tivemos há dois anos o início da crise, as pessoas passaram a procurar alternativa de preço mais confortável e descobriram a beleza do modelo.” A proposta de comprar mais pagando menos, como explica, fez com que consumidores passassem a fazer as primeiras visitas e houve fidelização de clientes.

 

Müssnich afirma que a preparação é tanto para atender pessoas físicas, famílias que vão fazer a compra do mês, como servir os pequenos comerciantes como um estoque para eles, donos de bares e mercadinhos, por exemplo. São 10 mil opções de produtos, que podem ser adquiridos em embalagens fechadas e fracionadas. Haverá ainda promoções por causa da inauguração da unidade que é 11ª de 20 novas inauguradas pelo grupo.

 

O Carrefour não revela o investimento realizado no empreendimento que vai gerar 230 empregos diretos e cerca de mil indiretos. Porém, o CEO do Atacadão diz que para Goiás ainda haverá novos investimentos ainda neste ano. Outras empresas de atacarejo também têm apostado na região e há novos projetos prometidos para Goiânia. Em paralelo, há aquelas que já atuam na região e que se adaptam para o segmento.

 

A loja Bretas da Vila Pedroso, por exemplo, foi reinaugurada recentemente com esse modelo comercial. Agora oferece desconto progressivo na compra a partir de três itens iguais. Gôndolas foram substituídas por racks, em que na parte de baixo estão os itens de varejo e acima as caixas do atacado. Com essa estratégia a expectativa é ter incremento de 30% nas vendas. A empresa possui outras quatro lojas neste modelo na capital.

 

Diante da expansão do atacarejo, o consultor de varejo Geraldo Rocha, da Partner Corporate, pontua que o modelo “ainda tem um tempo de duração ou de existência razoável”, porém ele acredita que as marcas consolidadas é que ficarão. Isso porque com a popularização ele analisa que há muita improvisação. “Empresas que não têm o DNA do atacarejo transformam supermercado em atacarejo e isso tem data de validade.”

 

O risco, como pontua, é conseguir segurar a margem e ter grandes negociações com indústria. “Há grandes chances de tropeço. O início de tudo é abastecimento de pequenas redes.”

 

Fonte: O Popular

 


Veja também

Grupo GPA acelera expansão do Assaí e quer mais força em marcas próprias

Com lucro líquido de R$ 476 milhões no segundo trimestre de 2018 – alta de 142% ante o mesmo per&iac...

Veja mais
GPA vai acelerar abertura de lojas Assaí no 2º semestre

O Grupo Pão de Açúcar planeja acelerar no segundo semestre a abertura de lojas do Assaí, a b...

Veja mais
Carrefour Brasil tem alta de 47% no lucro do 2ºtri, impulsionado por Atacadão

O Carrefour Brasil teve lucro líquido de 440 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, alta de 47 p...

Veja mais
Savegnago distribui RS 500 mil em campanha de aniversário

A Rede Savegnago Supermercados completa em agosto de 2018, 42 anos de atuação no estado de São Paul...

Veja mais
Fort Atacadista chega em Chapecó

Fort Atacadista (bandeira de atacarejo do Grupo Pereira) inaugura em Chapecó nesta quarta-feira (25), às 9...

Veja mais
GPA tem lucro líquido de R$ 526 milhões no 2º trimestre, quase 5 vezes maior

O Grupo Pão de Açúcar teve lucro líquido consolidado de 526 milhões de reais no segun...

Veja mais
Walmart tenta chegar mais perto da indústria

Adquirida recentemente pelo fundo de private equity Advent International, a varejista Walmart Brasil quer reverter o pre...

Veja mais
Pequenos supermercados resistem a crise e geram mais empregos que grandes redes

Os pequenos supermercados, com até quatro funcionários, têm sido responsáveis por boa parte d...

Veja mais
Supermercados Jaú Serve comemora o sucesso da promoção o "Hexa Vale Prêmios"

   Sorteio final da promoção "Hexa vale prêmios" do Jaú Serve   ...

Veja mais