Walmart tenta chegar mais perto da indústria

Leia em 3min

Adquirida recentemente pelo fundo de private equity Advent International, a varejista Walmart Brasil quer reverter o prejuízo operacional acumulado nos últimos anos no País. Uma das estratégias de alavancagem adotadas foi a criação de uma projeto de integração entre as marcas da indústria e as ações de marketing dentro dos supermercados.

 

A iniciativa, batizada como “Vem Junto”, foi desenvolvida no último semestre pelas áreas de marketing, comercial e operações da varejista. “No curto prazo já podemos perceber o crescimento na quantidade de fornecedores interessados em participar do calendário de eventos realizados pelo Walmart nas lojas físicas”, afirmou a diretoria de marketing do grupo varejista no Brasil.

 

Um dos objetivos da operação é estimular a criação de mais promoções para os clientes e, consequentemente, gerar um volume maior de vendas para o grupo varejista. “Conseguimos garantir a presença de mais de 30 empresas dos setores de vinhos, espumantes, cafés, queijos e chocolates, ou seja, dobramos o número de participantes em relação ao ano passado”, informou o corpo diretivo.

 

Além disso, a ação também tem como foco proporcionar maior visibilidade para os produtos de indústrias parceiras nos “espaços personalizados” dentro das 250 lojas do grupo, as quais englobam marcas como Walmart, Big, Hiper Bompreço, Bompreço e Nacional.

 

Um dos pontos destacados pela diretoria do grupo é o fato da ação chegar à região Nordeste, a qual tem apresentado um aumento no consumo de vinhos nacionais e internacionais do grupo varejista.

 

Com isso, a rede tem estimativa de que, em relação ao mesmo período do ano passado, a queda da temperatura impulsione a venda dessa categoria de produtos em 15%. Hoje, o inverno é responsável por 30% da comercialização anual de vinhos e espumantes da operação Walmart Brasil.

 

“Um dos fatores para essa expectativa está na ascensão do consumo dessas bebidas por clientes do Nordeste ao longo deste ano, principalmente de marcas importadas, que tiveram um volume de compras dobrado na Páscoa”, completa a diretora.

 

Além dessa categoria de bebidas alcoólicas, a venda de cafés para este inverno deve apresentar incremento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado – sobretudo pela demanda por produtos considerados premium.

 

Para o sócio-fundador da consultoria de varejo Inteligência360, Olegário Araújo, a operação varejista Walmart Brasil tinha uma lógica de atuação associada ao mesmo modelo da sua matriz, localizada nos Estados Unidos.

 

“A partir de agora a tendência é que haja maior autonomia com a tomada de ações tendo em vista as diferenças de mercado entre as regiões do País”, argumentou Araújo.

 

Ainda nesse sentido, ele indica que um dos desafios para o curto e médio prazo, “é compreender o que é cultura norte-americana e estratégia global, na tentativa de tropicalizar essas ações. As barreiras estão relacionadas a como se dá a execução disso.”

 

Ele também considera que, por se tratar de uma multinacional, podem ocorrer “turbulências” no meio do processo de reformulação, mas que o movimento deve acontecer de forma gradual. Araújo lembra que esse movimento de mudança deve se fortalecer ainda com o perfil “executor” do futuro presidente da rede, Luiz Fazzio, o qual deve tomar posse nos próximos meses. “É um conjunto de fatores, que vão desde a comunicação com o cliente até foco em características regionais”, argumentou.

 

Fonte: DCI

 

 


Veja também

Pequenos supermercados resistem a crise e geram mais empregos que grandes redes

Os pequenos supermercados, com até quatro funcionários, têm sido responsáveis por boa parte d...

Veja mais
Supermercados Jaú Serve comemora o sucesso da promoção o "Hexa Vale Prêmios"

   Sorteio final da promoção "Hexa vale prêmios" do Jaú Serve   ...

Veja mais
Prezunic promove "2ª Corrida e Caminhada" na Lagoa Rodrigo de Freitas neste domingo

A rede carioca de supermercados Prezunic promove neste domingo (22/7), a partir das 8 horas, a 2ª ediç&atild...

Veja mais
Grupo Muffato investe R$ 20 milhões na ampliação do hipermercado de Campo Mourão

        Transformação. Essa é a palavra que resume a verdadeira r...

Veja mais
Gigante de supermercados, Walmart quer investir também no mercado de streaming

A rede Walmart que tem supermercados espalhados pelo mundo pode entrar no mercado de streaming de vídeo e concorr...

Veja mais
Em um mês, preços nos supermercados sobem a projeção anual de inflação

Os preços em supermercados subiram 3,55% em junho ante maio, divulgou a Associação Paulista de Supe...

Veja mais
Vendas do grupo francês Casino subiram 9,7% na América Latina

As operações de venda do grupo varejista francês Casino cresceram no segundo trimestre de 2018, puxa...

Veja mais
COOP lança 4ª edição de campanha voltada para o segmento de bebês

  Até 15 de agosto, a Cooperativa de Consumo (COOP) realizará, em toda a sua rede de...

Veja mais
Produto de limpeza: Alemã Vileda entra no Brasil e inicia operação pelo Carrefour

A alemã Vileda, marca do grupo Freudenberg Home and Cleaning Solutions (FHCS), entrou no Brasil. Os primeiros pas...

Veja mais