O grupo Pão de Açúcar (GPA) inaugura, na quinta-feira (9), a segunda unidade da rede Assaí Atacadista em Minas Gerais. Com investimentos de R$ 21 milhões, a loja será aberta em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), marcando a chegada da bandeira, que é voltada para o segmento de atacado de autosserviço, à Grande BH. O início das operações em solo mineiro ocorreu em meados do ano passado, com a abertura de uma unidade em Uberlândia, no Triângulo.
De acordo com o presidente da rede, Belmiro Gomes, trata-se de mais um projeto de conversão do hipermercado Extra para a bandeira Assaí. Desde 2016, o GPA tem transformado algumas de suas lojas do formato de hipermercado espalhadas pelo País em operações de atacado. Segundo ele, a inauguração da unidade de Contagem representa a 132ª loja da rede no Brasil.
“O perfil do consumidor mudou e, por sermos um grupo de multiformatos, temos a facilidade de adaptar nossos próprios negócios aos perfis de mercado e consumo. Não será uma ação voltada para todas as lojas, mas para as que se mostraram, ao longo do tempo, mais adequadas ao perfil de atacarejo. Desde o início do projeto, já convertemos 16 operações e, neste exercício, modificaremos mais três”, revelou.
O perfil também está relacionado com a escolha da localização do empreendimento. Conforme o presidente, a ideia de investir em uma unidade na RMBH vem desde o início do projeto. No entanto, em virtude da dificuldade em encontrar terrenos na Capital e entorno, o grupo optou inicialmente pelo aporte no interior do Estado.
“O Assaí é um dos principais atacados do País e tem registrado crescimento significativo nos últimos anos. É importante que uma bandeira deste porte esteja presente também em uma das maiores regiões metropolitanas do Brasil, agregando qualidade e concorrência ao setor atacadista”, avaliou. Também pela importância da localização, foram geradas 560 vagas de empregos diretos e indiretos.
Personalizada - A loja terá 6,2 mil metros quadrados de área de venda, com 28 check outs e cerca de oito mil itens no mix de produtos. Em relação ao sortimento dos itens disponíveis, Gomes ressaltou que será todo customizado para a região. “Contratamos, inclusive, uma equipe comercial exclusiva para realizar as compras. Não levaremos produtos de outras partes do País que não estejam relacionados ao perfil de consumo da RMBH”, disse.
Além disso, conforme o executivo, após a inauguração, haverá o lançamento do cartão próprio da rede. Segundo ele, esta é mais uma estratégia de incremento das vendas do grupo. No decorrer do primeiro semestre deste ano, a Assaí atingiu o marco de 350 mil cartões emitidos. “O principal diferencial é que, com o cartão, o cliente consegue comprar a preço de atacado mesmo no varejo”, explicou.
O Assaí Atacadista possui 132 unidades em 18 estados brasileiros. Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2017, ela inaugurou 20 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 20,1 bilhões, expansão de 28% em relação ao ano anterior. Já na primeira metade deste exercício, o avanço foi de 24% sobre igual época do ano passado.
No momento, há 14 obras de novas lojas em execução em nove estados brasileiros. A expectativa é de que todas sejam inauguradas ainda em 2018, totalizando 146 unidades. Além da bandeira atacadista, o GPA possui a rede de hipermercados Extra, com 300 lojas em todo o Brasil, e a Pão de Açúcar, com 186 unidades no País.
Fonte: Diário do Comércio de Minas