GPA inaugura loja da rede Assaí em Contagem

Leia em 3min 10s

O grupo Pão de Açúcar (GPA) inaugura, na quinta-feira (9), a segunda unidade da rede Assaí Atacadista em Minas Gerais. Com investimentos de R$ 21 milhões, a loja será aberta em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), marcando a chegada da bandeira, que é voltada para o segmento de atacado de autosserviço, à Grande BH. O início das operações em solo mineiro ocorreu em meados do ano passado, com a abertura de uma unidade em Uberlândia, no Triângulo.

 

De acordo com o presidente da rede, Belmiro Gomes, trata-se de mais um projeto de conversão do hipermercado Extra para a bandeira Assaí. Desde 2016, o GPA tem transformado algumas de suas lojas do formato de hipermercado espalhadas pelo País em operações de atacado. Segundo ele, a inauguração da unidade de Contagem representa a 132ª loja da rede no Brasil.

 

“O perfil do consumidor mudou e, por sermos um grupo de multiformatos, temos a facilidade de adaptar nossos próprios negócios aos perfis de mercado e consumo. Não será uma ação voltada para todas as lojas, mas para as que se mostraram, ao longo do tempo, mais adequadas ao perfil de atacarejo. Desde o início do projeto, já convertemos 16 operações e, neste exercício, modificaremos mais três”, revelou.

 

O perfil também está relacionado com a escolha da localização do empreendimento. Conforme o presidente, a ideia de investir em uma unidade na RMBH vem desde o início do projeto. No entanto, em virtude da dificuldade em encontrar terrenos na Capital e entorno, o grupo optou inicialmente pelo aporte no interior do Estado.

 

“O Assaí é um dos principais atacados do País e tem registrado crescimento significativo nos últimos anos. É importante que uma bandeira deste porte esteja presente também em uma das maiores regiões metropolitanas do Brasil, agregando qualidade e concorrência ao setor atacadista”, avaliou. Também pela importância da localização, foram geradas 560 vagas de empregos diretos e indiretos.

 

Personalizada - A loja terá 6,2 mil metros quadrados de área de venda, com 28 check outs e cerca de oito mil itens no mix de produtos. Em relação ao sortimento dos itens disponíveis, Gomes ressaltou que será todo customizado para a região. “Contratamos, inclusive, uma equipe comercial exclusiva para realizar as compras. Não levaremos produtos de outras partes do País que não estejam relacionados ao perfil de consumo da RMBH”, disse.

 

Além disso, conforme o executivo, após a inauguração, haverá o lançamento do cartão próprio da rede. Segundo ele, esta é mais uma estratégia de incremento das vendas do grupo. No decorrer do primeiro semestre deste ano, a Assaí atingiu o marco de 350 mil cartões emitidos. “O principal diferencial é que, com o cartão, o cliente consegue comprar a preço de atacado mesmo no varejo”, explicou.

 

O Assaí Atacadista possui 132 unidades em 18 estados brasileiros. Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2017, ela inaugurou 20 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 20,1 bilhões, expansão de 28% em relação ao ano anterior. Já na primeira metade deste exercício, o avanço foi de 24% sobre igual época do ano passado.

 

No momento, há 14 obras de novas lojas em execução em nove estados brasileiros. A expectativa é de que todas sejam inauguradas ainda em 2018, totalizando 146 unidades. Além da bandeira atacadista, o GPA possui a rede de hipermercados Extra, com 300 lojas em todo o Brasil, e a Pão de Açúcar, com 186 unidades no País.

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas

 

 


Veja também

COOP lança ação promocional para o Dia dos Pais

Com expectativa de crescer 5% em relação ao mesmo período do ano passado, a Cooperativa de Consumo ...

Veja mais
Aplicativo ajuda a pesquisar preços em supermercados

Pesquisar as melhores ofertas no comércio continua sendo uma das principais maneiras do consumidor para economiza...

Veja mais
Sumerbol Supermercados inaugura terceira unidade na cidade de Indaiatuba

      O Sumerbol Supermercados, uma empresa com 48 anos de tradiç&...

Veja mais
Carrefour entra em 1ª prévia do Ibovespa para período de setembro a dezembro

São Paulo - A primeira prévia da carteira do Ibovespa que vai vigorar no período de setembro a deze...

Veja mais
Pão de Açúcar incentiva o consumo de alimentos orgânicos

Produtos e alimentos orgânicos estão sempre na lista de recomendações dos profissionais de sa...

Veja mais
Carrefour Express inaugura sétima loja em Santo André

O Grupo Carrefour Brasil inaugurou sua sétima unidade do seu formato de conveniência em Santo André ...

Veja mais
Varejo de alimentos vive ‘febre’ dos selinhos

Juntar selinhos para colar numa cartela e trocar por brindes virou mania entre os consumidores brasileiros. “Parec...

Veja mais
Carrefour tem alta em lucro operacional global apoiado em unidades internacionais

O lucro operacional do grupo somou 597 milhões de euros, acima da média de expectativas de analistas, de 5...

Veja mais
Carrefour Brasil manterá expansão acelerada no Atacadão

O Carrefour Brasil espera manter o crescimento mais acelerado das vendas em mesmas lojas da rede Atacadão, com um...

Veja mais