Carrefour Brasil manterá expansão acelerada no Atacadão

Leia em 2min 40s

O Carrefour Brasil espera manter o crescimento mais acelerado das vendas em mesmas lojas da rede Atacadão, com um cenário inflacionário mais favorável a partir de julho dando impulso à receita no segundo semestre, disseram nesta quinta-feira executivos da companhia.

 

“Vínhamos de um ambiente extremamente deflacionado, então esperamos que essa equalização nos ajudará e dará impulso em termos de receita e vendas mesmas lojas”, disse o presidente do Atacadão, Roberto Müssnich, em teleconferência com analistas sobre o balanço do segundo trimestre.

 

Na véspera, o Carrefour Brasil anunciou uma alta de 47 por cento no lucro líquido do segundo trimestre, para 440 milhões de reais, apoiado principalmente em expansão das vendas do Atacadão e nos efeitos causados pela queda da dívida do grupo e dos juros da economia.

 

O Atacadão inaugurou 10 novas lojas no primeiro semestre e já iniciou obras para outras 10 a serem abertas até o fim de 2018, adicionando este ano um total de 120 mil metros quadrados à área de vendas e gerando mais de 5 mil novos postos de trabalho em todo o país, afirmou Müssnich.

 

O término do ciclo deflacionário também deve beneficiar as operações da divisão Carrefour Varejo nos próximos meses, assim como os esforços recentes para eficiência de custos, de acordo com o vice-presidente de finanças do grupo, Sébastien Durchon.

 

Ele ponderou, contudo, que os volumes e as margens do segmento só devem melhorar mais substancialmente no quarto trimestre, quando ajustes na sistemática de precificação de 23 dos 102 hipermercados do Carrefour no Brasil começarem a surtir efeitos positivos.

 

“Nesse movimento, no fim do dia eu baixo os preços, o que impacta negativamente o like-for-like (mesmas lojas) e baixa a margem... Fizemos isso para vender mais nas lojas e aos poucos veremos recuperação dos volumes, o que vai financiar o investimento feito no início”, explicou Durchon.

 

Segundo ele, esse reposicionamento em termos de preço ainda está sendo viabilizado pela negociação com fornecedores e inclui mudanças no sortimento de mercadorias, bem como um foco maior em marcas próprias. “Enxergamos mais competição nos hipermercados que no atacarejo e justamente por isso fizemos esse movimento”, acrescentou o vice-presidente de finanças.

 

Na terça-feira, o rival GPA divulgou lucro líquido de 526 milhões de reais entre abril e junho, com forte evolução na receita do atacarejo e aceleração de vendas em todas as marcas da divisão de multivarejo, que reúne os super e hipermercados do grupo.

 

Questionado sobre o comportamento do consumidor no país, Durchon disse não esperar grandes mudanças este ano. “Nessa altura, não se vê consumo muito maior que no ano passado e não enxergamos melhora muito forte nos próximos meses”, disse.

 

Às 13:37, as ações do Carrefour Brasil, que não compõem o Ibovespa, subiam 2,2 por cento, a 15,42 reais. Em 2018, os papéis acumulam alta de quase 2 por cento, enquanto os do rival GPA sobem quase 6 por cento desde o começo do ano.

 

Fonte: Reuters

 

 


Veja também

Carrefour tem alta em lucro operacional global apoiado em unidades internacionais

O lucro operacional do grupo somou 597 milhões de euros, acima da média de expectativas de analistas, de 5...

Veja mais
Grupo GPA acelera expansão do Assaí e quer mais força em marcas próprias

Com lucro líquido de R$ 476 milhões no segundo trimestre de 2018 – alta de 142% ante o mesmo per&iac...

Veja mais
GPA vai acelerar abertura de lojas Assaí no 2º semestre

O Grupo Pão de Açúcar planeja acelerar no segundo semestre a abertura de lojas do Assaí, a b...

Veja mais
Carrefour Brasil tem alta de 47% no lucro do 2ºtri, impulsionado por Atacadão

O Carrefour Brasil teve lucro líquido de 440 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, alta de 47 p...

Veja mais
Atacarejos avançam em Goiás

O Atacadão, do grupo Carrefour, inaugura nesta quinta-feira (26) sua terceira unidade na Região Metropolit...

Veja mais
Savegnago distribui RS 500 mil em campanha de aniversário

A Rede Savegnago Supermercados completa em agosto de 2018, 42 anos de atuação no estado de São Paul...

Veja mais
Fort Atacadista chega em Chapecó

Fort Atacadista (bandeira de atacarejo do Grupo Pereira) inaugura em Chapecó nesta quarta-feira (25), às 9...

Veja mais
GPA tem lucro líquido de R$ 526 milhões no 2º trimestre, quase 5 vezes maior

O Grupo Pão de Açúcar teve lucro líquido consolidado de 526 milhões de reais no segun...

Veja mais
Walmart tenta chegar mais perto da indústria

Adquirida recentemente pelo fundo de private equity Advent International, a varejista Walmart Brasil quer reverter o pre...

Veja mais