O lucro operacional do grupo somou 597 milhões de euros, acima da média de expectativas de analistas, de 523 milhões de euros, segundo pesquisa conduzida pela Inquiry Financial para a Reuters.
O resultado foi divulgado um dia depois que a operação brasileira do grupo anunciou alta de 47 por cento no lucro líquido do segundo trimestre, impulsionado por operações de atacarejo e queda de juros da economia. Na França, porém, o lucro operacional caiu 44,8 por cento, para 110 milhões de euros no primeiro semestre.
O grupo anunciou em janeiro um plano de reestruturação para cortar custos e empregos, impulsionar investimento em comércio eletrônico e buscar parceria na China com a companhia de tecnologia Tencent, em um esforço para elevar lucro e vendas e lidar com a concorrência produzida pela norte-americana Amazon.
Os cortes de custos alcançaram 520 milhões de euros no primeiro semestre e o fluxo de caixa livre subiu em 418 milhões de euros, informou o Carrefour.
“O início acelerado do plano Carrefour 2022 reforça nossa confiança na capacidade da companhia em se transformar rapidamente e em profundidade. Confirmamos as metas para 2020 e 2022”, disse o presidente-executivo da companhia francesa, Alexandre Bompard, que está há um ano no cargo. As ações do Carrefour, porém, acumulam queda de 36 por cento desde que Bompard assumiu o comando do grupo varejista em 18 de julho do ano passado.
Fonte: Reuters