Redes de supermercados obtêm liminares para abrir aos domingos e feriados em Maringá

Leia em 2min 10s

Três redes de supermercados conseguiram obter liminares na Justiça contra uma lei municipal que restringe a abertura das lojas aos domingos, em Maringá, no norte do Paraná.

 

Sancionada em maio, a lei municipal 10.606 começa a valer a partir do próximo domingo (19). As liminares são assinadas pelo juiz Frederico Mendes Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá.

 

A rede de supermercados Cidade Canção foi a primeira a obter decisão favorável, em 6 de agosto. Nasegunda-feira (13), a rede atacadista Assaí também conseguiu decisão favorável. Já nesta terça-feira (14), foi a vez da rede Super Muffato.

 

A prefeitura de Maringá ainda não foi notificada da liminar favorável ao Assaí. "Vamos recorrer dentro do prazo legal, de 30 dias úteis a partir da nossa notificação", diz o procurador do município, Vitor Borghi.

 

Conforme o texto da lei, a restrição atinge os supermercados do segmento varejista e atacadista de gêneros alimentícios, que tenham mais de cinco funcionários. As empresas que se enquadram na nova regra também terão o horário de funcionamento delimitado entre 8h e 18h no domingo.

 

Além das ações na Justiça local, a lei municipal é questionada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.

 

A ação foi proposta em 16 de julho e aguarda decisão do desembargador Hamilton Mussi Correa, do Tribunal de Justiça. Consultada no processo, a Procuradoria Geral do Estado se manifestou pela suspensão da eficácia da lei.

 

Reflexos

 

A aprovação da lei em Maringá, sob os argumentos de que a medida fortalece os pequenos comércios e teria impacto positivo na vida dos trabalhadores de grandes redes, influenciou políticos da região a lançarem projetos semelhantes. Em Marialva, a restrição, aprovada depois de Maringá, já entrou em vigor restringindo a abertura ao segundo domingo de cada mês.

 

A restrição começou antes em Marialva porque em Maringá foi estabelecido o prazo de 90 dias para a lei entrar em vigor, a partir da publicação do texto no Órgão Oficial do Município. A publicação ocorreu em 18 de maio.

 

Já em Sarandi, a câmara municipal aprovou na manhã desta terça-feira (14), em segunda discussão, um projeto que prevê que os mercados com mais de cinco funcionários poderão utilizar apenas o primeiro domingo de cada mês, das 8 às 13 horas. O projeto segue agora para ser sancionado ou vetado pelo Executivo.

 

Fonte: G1

 

 


Veja também

Carrefour irá comercializar apenas ovos em sistema livre de gaiolas

O Grupo Carrefour anuncia no Brasil novo compromisso que vai garantir que todos os ovos comercializados pela rede no pa&...

Veja mais
Grupo Muffato investe R$ 15 milhões na ampliação de hipermercado em Foz do Iguaçu

O Grupo Muffato investiu R$ 15 milhões na ampliação e modernização do hipermercado lo...

Veja mais
EXTRA traz a Blue Friday para comemorar o dia dos pais

Em mais uma ação inédita para o varejo brasileiro, o Extra realiza nos dias 9 e 10 de agosto a prim...

Veja mais
GPA inaugura loja da rede Assaí em Contagem

O grupo Pão de Açúcar (GPA) inaugura, na quinta-feira (9), a segunda unidade da rede Assaí A...

Veja mais
COOP lança ação promocional para o Dia dos Pais

Com expectativa de crescer 5% em relação ao mesmo período do ano passado, a Cooperativa de Consumo ...

Veja mais
Aplicativo ajuda a pesquisar preços em supermercados

Pesquisar as melhores ofertas no comércio continua sendo uma das principais maneiras do consumidor para economiza...

Veja mais
Sumerbol Supermercados inaugura terceira unidade na cidade de Indaiatuba

      O Sumerbol Supermercados, uma empresa com 48 anos de tradiç&...

Veja mais
Carrefour entra em 1ª prévia do Ibovespa para período de setembro a dezembro

São Paulo - A primeira prévia da carteira do Ibovespa que vai vigorar no período de setembro a deze...

Veja mais
Pão de Açúcar incentiva o consumo de alimentos orgânicos

Produtos e alimentos orgânicos estão sempre na lista de recomendações dos profissionais de sa...

Veja mais