Falta de itens no supermercado chega a 10,38% no 1º semestre

Leia em 1min 30s

São Paulo - A falta de produtos no segmento supermercadista girou em torno de 10,38% no primeiro semestre deste ano, conforme levantamento feito pela Neogrid e Nielsen. Esse número é menor do que a média do mesmo período de 2017, quando chegou a 11,9%.

 

O estudo também apontou que, nos seis primeiros meses deste ano, os índices variaram entre 9,64%, registrado em maio, e 10,88%, verificado em junho.

 

Entre os itens que mais faltaram nas gôndolas dos supermercados, o leite longa vida, (com 18,1%), encabeça a lista; seguido do chocolate (11%); margarina (10,8%), pão e congelados (ambos com 10,6%) e feijão (10,1%).

 

Segundo o vice-presidente de Operações da Neogrid, Robson Munhoz, o percentual é reflexo do reaquecimento do setor supermercadista. “Apesar de ser um ano eleitoral, fatores econômicos mais positivos aumentam a confiança do consumidor. O brasileiro está voltando a comprar em diferentes canais. Ele ainda vai ao atacarejo, mas vemos um barulho muito forte nas lojas de proximidade”, explica o executivo.

 

Para ele, o consumidor também volta a procurar nas gôndolas por marcas que ele tinha deixado de comprar por conta da crise. “Não é que saímos da crise, mas vemos sinais de recuperação. O brasileiro busca produtos de maior valor agregado e os supermercados demonstram que não estavam preparados para essa nova realidade”, diz.

 

“O consumidor que comprava determinado produto parou de fazê-lo com a instabilidade econômica e o varejo, por consequência, não o repôs. Quando a economia dá uma aquecida, ele volta a procurar e não encontra. É uma gangorra”, compara o executivo. “Se as pessoas voltarem a ter dúvida sobre os rumos da economia, é provável que migrem para o atacarejo. Podemos ter um índice significativo, dependendo da categoria e do produto”, explica Munhoz.

 

Fonte: DCI


Veja também

Atacadão apoia segunda edição do guia ‘prato firmeza’

     Após o sucesso do primeiro volume do guia gastronômico &lsqu...

Veja mais
Grupo Muffato inaugura 56ª loja e a sétima em Foz do Iguaçu

  Sob a bandeira Max Atacadista, o Grupo Muffato inaugura, nesta sexta-feira, 31, a par...

Veja mais
Carrefour Brasil quer iniciar teste de sistema 'Scan & Go' este ano

O presidente do Carrefour Brasil, Noël Prioux, disse na terça-feira que a empresa deve começar a test...

Veja mais
Prezunic promove 2ª Rodada de Negociação com mais de 650 representantes da indústria

Garantir as melhores negociações junto aos fornecedores e os menores preços para os clientes. Esse ...

Veja mais
Campanha Vamos Juntos Mudar dos Supermercados Pague Menos é premiada

Pela Campanha Vamos Juntos Mudar, a agência Audaz Comunicação conquistou o prêmio 40º Pro...

Veja mais
Verdemar participa do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes 2018

  A rede mineira de supermercados Verdemar marca presença no 21º Festival C...

Veja mais
Loja Prezunic do Engenho Novo é reinaugurada com presença de clientes e fornecedores

  A loja Prezunic do Engenho Novo abriu as portas na manhã desta terça-fe...

Veja mais
Advent vai investir R$1,9 bi em operações do Walmart no Brasil

São Paulo - A empresa de investimentos Advent International, que comprou uma participação de 80 por...

Veja mais
Combo Atacadista inaugura primeira loja em Araranguá

  A Rede Giassi Supermercados inaugura no dia 30 de agosto seu novo canal de vendas: o ...

Veja mais