Diante de um ambiente mais competitivo, a varejista Via Varejo aposta na implementação de quiosques das marcas Casas Bahia e Ponto Frio dentro de unidades do atacarejo Assaí e da loja de homecenter Etna. A medida tem como finalidade acelerar a venda de eletroeletrônicos de menor porte.
"Tanto o Assaí quanto a Etna são espaços com grande fluxo de clientes. Dessa forma, vamos aproveitar a vocação desses locais para também trazer conveniência na compra de eletroeletrônicos e eletrodomésticos para os consumidores", afirmou o gerente de novos negócios da Via Varejo, Fábio Araújo.
De acordo com o executivo, a escolha do mix de produtos dessas novas unidades mais enxutas de negócio foi pensado para gerar maior giro em termos de vendas rápidas e "complementariedade" às compras que o consumidor vai fazer nesses ambientes. "Nesses quiosques, o sortimento de produtos foi feito para que os clientes possam levar os itens na hora da compra. Por isso, até mesmo os estoques dessas unidades são menores", disse ele, destacando que também há possibilidade do consumidor comprar, por exemplo, geladeiras, mas que a entrega será feita depois.
Araújo explica que o estoque do quiosque - desenhado para itens de menor porte - é separado do espaço de armazenagem da Etna e do Assaí. Ainda de acordo com ele, a operação na loja de homecenter foi pensada estrategicamente para ficar logo na entrada do negócio, a fim de dar visibilidade ao quiosque no momento em que o consumidor começa o circuito pelo comércio.
"Os principais produtos dessas operações são telefonia, informática e eletroeletrônicos portáteis, como por exemplo fones de ouvido e caixinhas de som", afirmou o executivo. Segundo ele, o novo modelo de negócio - denominado como store in store - contará com formatos que variam entre 9 m² e 20 m².
Além disso, ele declara que as novas operações vão contar com sistema logístico de entregas em até 48 horas da Via Varejo. "Eventualmente, para alguma dessas unidades, pode haver algum ajustes de entregas. Mas na maioria das vezes as entregas vão contar com nossa malha logística, que dispõe atualmente de 26 centros de distribuição. Dessa forma, os novos pontos vão usar da sinergia desse sistema, tornando a operação mais eficiente e reduzindo o tempo de espera do consumidor pelo produto.
Já no que diz respeito aos critérios de escolha para a implementação desse modelo, o executivo defende que a unidade do Assaí, em Goiânia, fornecerá maior capilaridade e complementariedade à proposta do negócio.
"Geralmente, quando abrimos uma operação física, nossas vendas online sobem. Hoje, encaramos qualquer loja física como um ponto de venda omnicanal", disse, ressaltando o fato de que a iniciativa store in store é um processo de experimentação o qual pode ser mais explorado caso seja bem sucedido.
"A intenção de expandir como um todo está em nosso plano estratégico. Estamos buscando áreas que ainda não tem cobertura. Todos os formatos são válidos tanto em shoppings como localizados nas ruas. Realizando os devidos ajustes operacionais, acreditamos que há um potencial grande", afirmou Araújo.
Fonte: DCI