O Walmart relatou um salto nas vendas comparáveis no último trimestre nesta terça-feira, acima das expectativas, com uma economia forte impulsionando os gastos dos consumidores e alimentando mais compras online, elevando as ações da maior varejista do mundo.
O desempenho ofereceu um vislumbre da saúde do consumidor norte-americano, uma vez que os gastos foram ajudados por um mercado de trabalho forte e a queda nos preços da gasolina.
“Ainda nos sentimos muito bem com o consumidor. Não vimos muita mudança”, disse o vice-presidente financeiro do Walmart, Brett Biggs à Reuters. “Os dados que estamos vendo ainda parecem bastante saudáveis. Os preços do gás estão caindo ano a ano, o que ajuda.”
As vendas no varejo nos EUA registraram sua maior queda em mais de nove anos em dezembro, informou o governo na semana passada, com a queda das receitas, sugerindo uma forte desaceleração da atividade econômica no final de 2018.
As vendas totais da temporada de compras de fim de ano dos EUA, em 2018, atingiram uma máxima de seis anos, já que os compradores foram incentivados pelos descontos antecipados, de acordo com um relatório da Mastercard no final de dezembro.
As vendas do Walmart nas lojas norte-americanas abertas há pelo menos um ano, excluindo combustível, subiram 4,2 por cento no quarto trimestre encerrado em 31 de janeiro. O ganho superou as expectativas dos analistas de 2,96 por cento, segundo dados do IBES da Refinitiv.
As vendas também foram impulsionadas depois que as autoridades federais distribuíram a ajuda do vale-refeição antecipadamente devido à paralisação parcial do governo, disse a empresa.
As vendas online saltaram 43 por cento durante o trimestre, em linha com a alta do trimestre anterior, ajudadas pela expansão dos serviços de coleta e entrega de supermercado online do Walmart e por uma variedade de produtos mais ampla em seu site.
O Walmart espera um crescimento comparável de vendas de 2,5 a 3 por cento no ano fiscal de 2020, excluindo o crescimento das vendas de combustível e online de 35 por cento.
A receita total aumentou 1,9 por cento, para 138,8 bilhões de dólares, superando as estimativas dos analistas de 138,65 bilhões. O Walmart registrou 18 trimestres, ou mais de quatro anos, consecutivos de crescimento de vendas comparáveis nos EUA, inigualável a qualquer outro varejista.
Por volta de 12h (horário de Brasília), as ações subiam 3,48 por cento, a 103,47 dólares.
Fonte: Reuters