O Carrefour expande para todos os hipermercados e supermercados da rede no estado de São Paulo o programa Únicos, iniciativa voltada à venda de alimentos de qualidade, porém, fora do tradicional padrão estético de comercialização. Ao todo, cada loja comercializa mais de 10 tipos de frutas, verduras e legumes com descontos de até 30%. O projeto estimula o consumo dos alimentos considerados “feios”, aqueles com calibre, tamanho e formato diferentes dos padrões estéticos adotados atualmente por produtores e varejistas no Brasil.
Lançado em outubro de 2017, atualmente, o programa está disponível em 71 hipermercados e supermercados da rede localizadas nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Osasco, Guarulhos, Taubaté, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, São Vicente e em diversos bairros da capital paulista. Nos próximos meses, o programa Únicos será levado para mais 34 lojas do Carrefour em Minas Gerais e no Distrito Federal.
Disponível nas lojas da rede todos os dias, o programa conta com mobiliário próprio no setor de Mercado, onde são expostas diversas variedades de frutas, verduras e legumes comercializados em pacotes fechados de um quilo, como abobrinha italiana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja pêra, maçã gala, pepino e tomate.
O programa Únicos integra o ‘Movimento ‘Desperdício Zero’ e a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Carrefour, que está alinhada ao movimento Act For Food, o novo posicionamento lançado pela companhia no ano passado que direciona uma série de ações para ampliar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis, de qualidade e seguros, produzidos com responsabilidade socioambiental e a preços justos.
No Brasil, mais de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente e, no mundo, esse montante chega a 1,3 bilhão de toneladas, segundo dados da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação. Ainda de acordo com a entidade, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes mesmo de chegar à mesa do consumidor.
“Este programa reforça um dos pilares do nosso movimento voltado ao combate ao desperdício de alimentos que, atualmente, começa antes mesmo de o produto chegar à gôndola, com alimentos defeituosos eliminados na própria lavoura porque não atendem o padrão estético esperado pelo consumidor e, consequentemente, pelo varejo”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. “Acreditamos que a transformação dos hábitos de consumo exige inovação, sendo necessário que todo o setor de alimentos invista e estimule o consumo com base na qualidade e não na estética dos alimentos.”
Para combater e minimizar este cenário, o Grupo Carrefour Brasil já adota diversas iniciativas contra o desperdício de alimentos. Desde 2015, o Atacadão, formato de cash&carry da companhia, é pioneiro na comercialização de alimentos fora do padrão estético por meio do programa ‘Sans Form’, que também oferece frutas e legumes com desconto. Atualmente, a iniciativa está disponível em nove lojas de autosserviço do Atacadão nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour