Grupo Carrefour Brasil mantém a liderança do varejo alimentar em 2018

Leia em 6min 50s

 

O Grupo Carrefour Brasil confirmou sua posição de liderança no mercado brasileiro em 2018. No quarto trimestre, as vendas somaram R$ 15,8 bilhões, crescimento de 10,2%, em cenário que confirmou o fim da deflação de alimentos iniciada em 2017. As vendas em mesmas lojas, que desconsidera o resultado de novas unidades na comparação trimestral, subiram 6,2%entre outubro e dezembro. Já o lucro líquido atribuído aos acionistas cresceu 65,9% para R$ 758 milhões no quarto trimestre. Ao longo do ano, as vendas atingiram R$ 56,3 bilhões, alta de 7,6% na comparação anual, enquanto o lucro líquido foi de R$ 1,9 bilhão, crescimento de 48,1%. As vendas consolidadas em mesmas lojas subiram 3,9% nos 12 meses do ano. A melhora na gestão do capital de giro e o aumento do EBITDA contribuíram para que o fluxo de caixa livre atingisse R$ 1,3 bilhão em 2018, contra R$ 1,1 bilhão em 2017, mantendo ainda o alto patamar de investimento na ordem de R$ 1,8 bilhão.

 

A expansão das lojas da companhia, sobretudo do Atacadão que cumpriu a meta de20 novas unidades em 2018, contribuiu de maneira crescente para o aumento das vendas totais. A expansão adicionou nas vendas 4,3%, no quarto trimestre, e 4,0% em 2018. Entre outubro e dezembro, foram inauguradas seis lojas de autosserviço e dois atacados de entrega do Atacadão, além de quatro unidades do Carrefour Market e duas do Carrefour Express – totalizando 660 pontos de venda em operação. A estratégia de expansão do Grupo Carrefour Brasil continua favorecendo os formatos de maior retorno, sobretudo no segmento de cash & carry. O EBITDA – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – subiu 26,6%, para R$ 1,4 bilhão,no quarto trimestre e 19,0%, para R$ 4,2 bilhões, em 2018.

 

 “O Grupo Carrefour Brasil manteve sua liderança no varejo nacional de alimentos com desempenho bastante forte, tanto no quarto trimestre, quanto em 2018. O crescimento das vendas foi aumentando de maneira rápida e consistente ao longo do ano, com contribuições de todos os formatos, levando o lucro líquido ajustado a atingir o seu maior nível. No ano passado, a companhia também progrediu de forma significativa em sua estratégia omnicanal, com o Atacadão intensificando seu ritmo de expansão, o Carrefour Varejo avançando na transição alimentar, a partir da maior oferta de produtos de qualidade a preços acessíveis, e o Carrefour Soluções Financeiras alavancando seus serviços em todas as bandeiras. A recente criação do Carrefour eBusiness Brasil representa um passo importante na aceleração da transformação digital, para realizar nossa ambição de alcançar a liderança do e-commerce alimentar no Brasil, em linha o plano Carrefour 2022”, destaca Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

 

Atacadão

As vendas brutas do Atacadão subiram 14,9% no quarto trimestre para R$ 10,7 bilhões. As vendas em mesmas lojas, que representaram 7,4%, cresceram trimestre após trimestre, confirmando o vigor do seu modelo operacional, sustentadas pelos ganhos contínuos nos volumes de vendas, ticket médio e preços de commodities mais favoráveis. A expansão acelerada resultou em crescimento adicional de 7,0% nas vendas do quarto trimestre, com inaugurações concentradas em cidades onde o Atacadão não era presente. Considerando os 12 meses do ano, as vendas brutas subiram 10,2% para R$ 37,6 bilhões, impulsionadas pelo aumento de 4,8% nas vendas em mesmas lojas e de 5,6% em decorrência da expansão. O EBITDA ajustado registrou alta de 43,5%, no quarto trimestre, para R$ 891milhões, e de 22,1%, em 2018, para R$ 2,6 bilhões. O lucro bruto cresceu 29,1% para R$ 378 milhões no ano passado.

 

Carrefour Varejo

As vendas em mesmas lojas da operação de varejo do Grupo Carrefour Brasil aumentaram 3,5% e as vendas totais somaram R$ 5,1 bilhões no quarto trimestre, impulsionadas pelas bem-sucedidas ações comerciais nos hipermercados, contribuição das lojas de proximidade e sólido desempenho do e-commerce. Em 2018, as vendas em mesmas lojas subiram 1,8%, enquanto as vendas totais atingiram R$ 18,8 bilhões. A qualidade da oferta comercial proporcionou ganho de market share do hipermercado nos 12 meses, as lojas de proximidade do Carrefour Market apresentaram desempenho acima do esperado e o Carrefour Express registrou crescimento expressivo nas vendas em mesmas lojas no último trimestre do ano.A oferta de produtos marca própria representou 11% das vendas do Carrefour em 2018, com meta para atingir 20% até 2022. No quarto trimestre, o sólido desempenho de produtos saudáveis, sobretudo orgânicos, impulsionou as vendas, com meta de atingir R$ 500 milhões até 2022.

 

No quarto trimestre, o e-commerce foi o segmento que mais cresceu na operação de varejo, impulsionado pelas vendas durante a Black Friday e durante o mês de dezembro. O GMV, volume de vendas que inclui outras receitas e a operação de marketplace, cresceu cinco vezes mais rápido do que a média do setor nos últimos três meses de 2018, quando as vendas subiram 110%. As vendas diretas representaram 10,4% das vendas da operação de varejo. No ano, o GVM atingiu R$ 1,4 bilhão, 9% das vendas brutas do Carrefour Varejo, e a operação de marketplace representou cerca de 15% das vendas do ano e 19% do GMV do quarto trimestre.

 

O serviço ‘Click & Retire’, que permite retirar em loja itens não alimentares comprados via e-commerce, foi disponibilizado em todos os hipermercados ao longo do ano passado. Para 2019, a expectativa é expandir a retirada de produtos para outros formatos de varejo, como Carrefour Market e Express, e incluir pontos terceirizados. O serviço ‘Retire de Carro’, que permite retirar em lojas compras online de alimentos, já está disponível em 10 hipermercados do estado de São Paulo. O serviço, que representa 28% das vendas de alimentos via e-commerce, terá expansão ainda maior em 2019.

 

Em relação ao programa de CRM, o Meu Carrefour, cresceu significativamente o percentual de clientes identificados desde o lançamento ao final de 2017. Em dezembro, esse índice chegou a 67%, muito superior aos 25% identificados em março. A base de clientes identificados superou a marca dos 13,4 milhões ao final de dezembro, com 2 milhões de downloads do aplicativo Meu Carrefour.

 

Carrefour Soluções Financeiras

No quarto trimestre de 2018, o faturamento do Banco Carrefour foi de R$ 7,5 bilhões, alta de 25,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O faturamento do Cartão Carrefour foi R$ 5,6 bilhões, aumento de 13,5%, enquanto o do Cartão Atacadão atingiu R$ 1,8 bilhão, representando 24% do total de faturamento de cartões da companhia no período, acima dos 16% registrados em igual trimestre de 2017. De janeiro a dezembro de 2018, o faturamento cresceu 31,5% para R$ 25,9 bilhões. A carteira de crédito total subiu 33,3%, atingindo R$ 8,4 bilhões ao final de dezembro, e o volume total de cartões manteve movimento ascendente e alcançou os 8,0 milhões, sendo 1,6 milhão de Cartões Atacadão.

 

O EBITDA ajustado, por sua vez, subiu cerca de 24% no quarto trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior, para R$ 208 milhões – ou mais de 60% considerado o ganho excepcional de R$ 66 milhões, referente à reversão de provisões para limites de crédito sobre empréstimos pessoais, prevista na normativa IFRS9. Em 2018, o EBITDA ajustado cresceu quase 50% para R$ 829 milhões – ou 61%, para R$ 895 milhões, incluindo a reversão da mesma provisão. O Cartão Atacadão atingiu o break-even no final do terceiro trimestre, antes do previsto, e representou 10% das vendas do Atacadão no ano passado. Ainda em 2018, o Atacadão passou a aceitar o Cartão Carrefour em suas lojas e, este cartão, passou a oferecer tarifa mensal zero de anuidade para clientes que efetuam no mínimo uma compra em qualquer loja Carrefour.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour

 

 


Veja também

Prezunic realiza feira de adoção de cães e gatos

     O Prezunic realiza, nessa quinta-feira (28/2), uma feira de...

Veja mais
Coop tem Blitz da Saúde com aferições gratuitas

Durante o mês de março, a Coop – Cooperativa de Consumo – realiza mais uma edição...

Veja mais
GPA arrecada R$ 200 milhões com via Varejo

O grupo Pão de Açúcar (GPA) arrecadou nesta segunda-feira, 25, R$ 200 milhões com a venda em...

Veja mais
Carrefour amplia programa que comercializa com desconto alimentos fora do padrão

  O Carrefour expande para todos os hipermercados e supermercados da rede no estado d...

Veja mais
Supermercados se adaptam para acompanhar aumento da demanda por cortes de carne

  A carne é um elemento essencial no prato do brasileiro. A preferência pela proteína e o trad...

Veja mais
GPA vai acelerar conversão de lojas regionais

Após duplicar lucro líquido na comparação interanual – chegando a R$ 1,3 bilhão...

Veja mais
Magazine Luiza tem alta de 14,5% no lucro líquido do 4º tri

A rede varejista Magazine Luiza teve alta de 14,5 por cento do lucro no quarto trimestre, a 189,6 milhões de reai...

Veja mais
Grupo Muffato anuncia investimento de R$ 40 milhões em Ponta Grossa

     O Grupo Muffato anuncia a construção de seu quinto empreend...

Veja mais
Prezunic vai promover mutirão de limpeza nas areias da Praia da Barra nesse sábado

  Um mutirão de limpeza na Praia da Barra da Tijuca vai chamar a atenç&at...

Veja mais