Casino mira vendas de ativos para reduzir dívida

Leia em 1min 50s

O varejista francês Casino, que tem enfrentado preocupações de investidores com seu elevado endividamento, prometeu melhorar lucro e o fluxo de caixa na França e vender mais ativos em um plano estratégico de três anos.

 

Inicialmente, investidores receberam bem o plano antes que algumas preocupações sobre o fluxo de caixa pesassem sobre as ações da companhia que controla o GPA no Brasil.    Assim como rivais domésticos, como Carrefour e Auchan, o Casino enfrenta uma intensa concorrência de preços na França, bem como desafios de empresas online como a Amazon.    O Casino, que teve seu rating reduzido a ‘junk’ pela Standard & Poor’s em 2016, embarcou na venda de ativos para reduzir dívida e aliviar preocupações sobre sua posição financeira e da holding controladora Rallye.    A dívida líquida consolidada do grupo somou 3,4 bilhões de euros no final do ano passado, abaixo dos 4,1 bilhões do ano anterior.

 

O plano mais recente concentra-se no crescimento do lucro através da monetização de dados de clientes, economia em contratos de compras e maior foco no comércio eletrônico, alimentos orgânicos, lojas de conveniência e serviços de energia.

 

O Casino tem como meta crescimento de 10 por cento ao ano no lucro de seu negócio de varejo francês entre 2019 e 2021 e a geração de 500 milhões de euros em fluxo de caixa livre por ano.

 

Além disso a empresa elevou sua meta para venda de ativos não estratégicos para pelo menos 2,5 bilhões de euros, a ser alcançada no primeiro trimestre de 2020.

 

Em 2018, o Casino gerou 229 milhões de euros em fluxo de caixa livre sem considerar os planos de vendas de ativos.

 

A empresa reportou lucro operacional de 1,209 bilhão de euros em 2018, um aumento de 18 por cento em base orgânica - excluindo créditos fiscais - que superou a meta da própria companhia de crescimento de 10 por cento.

 

Somente as operações francesas de varejo alcançaram um lucro operacional de 518 milhões de euros, um aumento orgânico de 15,7 por cento.

 

Fonte: Reuters

 

 


Veja também

Coop promove campanha para destacar preços exclusivos

Hoje, esses preços diferenciados para quem já é cooperado têm sido o principal atrativo de no...

Veja mais
Mesmo lentas, vendas de café do Brasil já superam 50 mi sacas em 18/19, diz Safras

Produtores brasileiros já venderam 50,78 milhões de sacas de 60 quilos de café da safra recorde de ...

Veja mais
Projeto de Lei proíbe supermercados de conferir compras após o pagamento

  A Câmara Municipal de Uberlândia aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) de...

Veja mais
Atacadão inaugura primeira unidade de autosserviço em Tangará da Serra

O Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas e com abrangência nacional, inaugura...

Veja mais
Todo dia é do Consumidor no Prezunic

   O Prezunic se esforça para que o Dia do Consumidor seja lembrado nã...

Veja mais
Verdemar realiza campanha especial para celebrar 26 anos

     A rede mineira de supermercados Verdemar, que conta com 14 unidades nas re...

Veja mais
Varejistas investem em mercados de vizinhança de olho no consumidor das grandes cidades

As grandes redes de varejo de alimentos se renderam às vendinhas. É cada vez maior o investimento no model...

Veja mais
Páscoa chega às lojas Extra e Pão de açúcar

 As tradicionais parreiras de ovos de Páscoa já começam a colorir as lojas Extra e Pão ...

Veja mais
Pão de Açúcar dá início à Campanha de Selos

Em parceria com a Brand Loyalty, especializada em programas de fidelidade, o Pão de Açúcar realiza,...

Veja mais