O Carrefour já tem a sua própria loja comparável ao formato Amazon Go. Está localizada na cidade francesa de Massy, ??sede da multinacional. Trata-se de um estabelecimento automatizado chamado Carrefour Flash, que opera através de uma rede de câmaras e sensores que permitem ao cliente pagar as suas compras através do reconhecimento facial.
O supermercado tem uma área de vendas de 48 metros quadrados, onde disponibiliza cerca de 1.300 referências, segundo a Lineaires. É uma espécie de laboratório projetado pelo Carrefour que, por enquanto, só está aberto aos funcionários da empresa.
Através de uma complexa rede de sensores, o sistema deteta os produtos adicionados pelos clientes aos seus carrinhos de compras, sem a necessidade de serem digitalizados. Tal como o modelo automatizado da Amazon, o sortido é composto principalmente por alimentos de conveniência, como take-away, bebidas ou snacks.
A principal diferença deste conceito do Carrefour em relação ao modelo Amazon Go é o pagamento. Enquanto nas lojas da gigante tecnológica o sistema de pagamento é automático, no caso do grupo francês, esse processo é realizado por meio do reconhecimento facial. Trata-se de um projeto que contou com a colaboração do grupo chinês de tecnologia Tencent, a empresa por trás da aplicação WeChat, com o qual o Carrefour assinou uma aliança global há alguns meses.
A abertura deste supermercado automatizado soma-se ao recente lançamento de um modelo similar da Auchan Retail, também em França, chamado Auchan Minute.
Fonte: Grande Consumo