Após apresentar lucro líquido de R$ 432 milhões – alta de 3,7% – no segundo trimestre de 2019 ante o mesmo período do ano anterior, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) pretende acelerar o processo de conversão de lojas para as bandeiras Mercado Extra e Compre Bem.
“O plano inicial que foi comunicado para a conversão de chegar a 100 lojas até o fim do ano deve ser superado e a nossa expectativa é que tenhamos no máximo 30 unidades para conversão no primeiro trimestre de 2020”, disse por meio de teleconferência realizada ontem (25) ao mercado o presidente do grupo varejista, Peter Estermann.
De acordo com o balanço publicado pela companhia referente ao segundo trimestre de 2019, 43 unidades da rede foram convertidas à bandeira Mercado Extra e outras 13 lojas para Compre Bem.
Segundo o executivo, a frente de conversão deve resultar em um fortalecimento do private label do negócio por meio dos formatos de hipermercado Extra e também os modelos de proximidade. “Com isso, mantemos o plano de atingir 20% de participação de penetração de marcas próprias no multivarejo até o final de 2020 se o ritmo que temos hoje se mantiver. Atualmente, esse share está em 12,1%, sendo que em alguns formatos esse percentual é superior”, complementou Estermann.
Para ele, esse movimento deve acompanhar também o processo de fidelização de clientes, que hoje forma uma base de 20 milhões de consumidores cadastrados. Já nos aplicativos de desconto, são 9,3 milhões de downloads.
Atacarejo
Na divulgação de resultados feita pela companhia, houve destaque para o desempenho da bandeira Assái, com atuação no segmento de atacarejo. Segundo os dados do balanço, a bandeira registrou crescimento de 24,4% na receita bruta – chegando a R$ 7,1 bilhões. Já no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), atingiu R$ 453 milhões, alta de 24,4%.
Fonte: DCI