A expectativa dos consumidores, nessa reinauguração, girava em torno das promoções prometidas pelo Grupo BIG. O litro do leite, por exemplo, está sendo vendido por menos de R$ 1,40. O quilo do queijo mussarela, fatiado, chega a custar pouco mais de R$ 15. “Estou levando quase 10kg, o preço está muito bom”, comentou o professor, Lucas Sena.
Além das ofertas, o que muito cliente encontrou por lá, foi fila. Não só nos caixas, para se ter uma ideia, o tempo mínimo de espera para conseguir uma vaga no estacionamento chegava a 20 minutos. “Desisti e deixei na rua”, afirmou a dona de casa, Leandra Souza. Para encontrar carrinho, também tinha desafio. Quase não se via pela loja. “Quem ta chegando na loja, precisa pedir para quem ta no caixa, se não, não vai conseguir”, comentou uma operadora de caixa, que pediu para não ser identificada.
Para manter a tranqüilidade na região, a Brigada Militar está com patrulhamento especial em ruas próximas ao BIG.
Mudanças nos próximos meses
A marca Walmart vai deixar de ser utilizada no Brasil. Com a decisão do fundo de investimentos Advent, que comprou as operações da empresa norte-americana em 2018, as bandeiras Big, Nacional, Maxxi Atacado, TodoDia e Sam’S Club, serão gerenciadas pelo Grupo Big.
No fim de 2016, anunciou que as lojas estavam sendo reformadas e mudando para o conceito e marca usados nos Estados Unidos. Sete lojas foram transformadas, entre elas uma em Cachoeirinha e outra em Guaíba. Para isso, o investimento foi de R$ 55 milhões. Hipermercados BIG viraram Walmart. A mudança também chegou à bandeira Nacional, com lojas que passaram a se chamar Walmart Supermercados. Eles ainda administravam unidades do.
Porém, com a decisão, agora vai acontecer o processo inverso. As lojas do Walmart Hipermercado em Cachoeirinha e Novo Hamburgo vão voltar a se chamar BIG ainda em 2019. No dia 12 de setembro, serão lançados onze hipermercados no Rio Grande do Sul. Já a marca Nacional vai predominar no Sul e no Sudeste, substituindo a bandeira Mercadorama até 2020. “A empresa optou por suas marcas regionais, que resgatam o vínculo emocional com os consumidores. As lojas de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão Big Bompreço”, ressalta o grupo em nota.
Além disso, o Grupo BIG informou que vai investir mais de R$ 1,2 bilhão na reforma de suas lojas nos próximos 18 meses. “As mudanças, no entanto, vão muito além das novas bandeiras. A empresa já está realizando mudanças efetivas na operação em todo o País, com a renovação das lojas, a ampliação de 30% do sortimento e uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados”.
Fechamento de lojas
O Walmart, antes de vender as operações, fechou diversas filiais pelo Rio Grande do Sul. Estão nesta lista: Big Canoas, Nacional da Gomes Portinho em Novo Hamburgo, de Bento Gonçalves, Taquara, e do bairro Lindóia em Porto Alegre. Ao todo, a conta ultrapassa o número de 15 unidades.
O que é o Grupo BIG
Presente no país desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil e Sonae Distribuição, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O Grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do Brasil.
São sete bandeiras entre hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias.
Fonte: GBC