"Cada vez mais os interessados em vinhos têm espaços para poderem aprimorar seus conhecimentos ou até mesmo iniciar a saborosa viagem pelas nuanças e sabores dessa bebida encantada.
Dias atrás, por curiosidade, fui ver como era e fiquei muito bem impressionado com a presença de clientes e apreciadores em um encontro de vinhos do supermercado Pão de Açúcar. Foi numa das unidades de Curitiba, contando com a visita do enólogo Carlos Cabral, responsável pela escolha de todos os rótulos servidos na rede de supermercados (e também no Extra).
Nessa oportunidade Cabral estava presente, fez a exposição dos vinhos a serem degustados e conduziu a harmonização com os produtos disponibilizados pelo supermercado para os interessados em conhecer, aprender e entender um pouco mais.
Mas esses encontros acontecem regularmente todas as quartas-feiras – a partir das 19h - nas unidades Pão de Açúcar espalhadas pelo país. Em Curitiba, a loja escolhida foi a da Coronel Dulcídio, no Batel, e a confraternização é sempre bem concorrida. Chama-se Brindar & Conversar e não é nada mais que um bate-papo semanal com atendentes de vinhos, treinados por Cabral e distribuídos nas lojas da cidade.
O objetivo é proporcionar aos clientes da rede experiências relacionadas ao universo da gastronomia e o prazer de comer e beber. O bate-papo, que acontece em tom informal, é gratuito e aberto ao público e inclui degustação de vinhos, curiosidades sobre a bebida, dicas de harmonização e outras informações para os apreciadores de vinhos. Como a recomendação daqueles mais apropriados para cada ocasião, além, claro, de apresentações de rótulos da marca Club des Sommeliers, exclusiva do Pão de Açúcar e hoje com mais de 90 rótulos de mais de 11 países.
Para se ter ideia da repercussão e da aceitação do evento, somente de abril a agosto deste ano foram realizados mais de 500 encontros no país.
Crescimento de vendas
Na rede Pão de Açúcar, a venda da categoria de vinhos cresce mais de 10% ano a ano. O Pão de Açúcar é, hoje, o maior vendedor de vinhos no País. Mensalmente, são comercializadas mais de 1,2 milhão de garrafas em suas unidades.
O Pão de Açúcar possui, ainda, um serviço de assinatura de vinhos, o “Pão de Açúcar Viva Vinhos”, no qual os clientes recebem, mensalmente, em casa, com a toda a praticidade e comodidade, rótulos exclusivos selecionados e aprovados pelo time de especialistas da marca.
Aplicativo
Aproveitando o conhecimento adquirido na venda e disseminação da cultura dos vinhos no Brasil, em dezembro de 2018 a rede lançou uma plataforma inovadora, pioneira e totalmente especializada em vinhos, o Pão de Açúcar Adega, formado por um e-commerce exclusivo (www.paodeacucar.com/adega), com entrega em todo o Brasil, um aplicativo e uma loja na cidade de São Paulo.
Somente nos três primeiros meses de funcionamento, a plataforma Pão de Açúcar Adega dobrou suas vendas em vinho, se comparado ao mesmo período de 2018.
Fonte: Gazeta do Povo