A Coop (Cooperativa de Consumo) completa 65 anos, neste mês de outubro, e o presidente executivo da Coop, Marcio do Valle, em entrevista exclusiva à Folha do ABC, revelou que a Coop é a maior cooperativa de consumo da América Latina e já ocupa a 19ª posição do ranking da Associação Brasileira de Supermercados. Possui lojas em 10 cidades, do ABC e interior de São Paulo, com faturamento que já supera R$ 2 bilhões. São mais de 850 mil cooperados ativos.
Folha do ABC - A Coop completa 65 anos neste mês. Ao longo destes anos, como foi construída essa trajetória de sucesso?
Marcio do Valle - Na década de 1950 pouca gente no Brasil conhecia o modelo de abastecimento praticado por uma cooperativa de consumo. No entanto, por conta dos bons preços oferecidos, atraímos o olhar de um grupo de 292 empregados da indústria Rhodia de Santo André, que formaram a Cooperativa de Consumo dos Empregados das Companhias Rhodia, Rhodiaceta e Valisère, no dia 20 de outubro de 1954.
De lá pra cá, a Cooperativa cresceu. Hoje estamos presentes em 10 cidades do ABC e interior de São Paulo, com faturamento que já supera R$ 2 bilhões, garantido pela frequência de mais de 850 mil cooperados ativos. Somos também reconhecidos como a maior cooperativa de consumo da América Latina e ocupamos a 19ª posição do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Das 1.000 maiores empresas do Brasil, a Coop está no 330º lugar da lista das Maiores e Melhores, divulgada recentemente pela Revista Exame. Posições honrosas para uma cooperativa criada para garantir a economia doméstica de um seleto grupo de pessoas.
Folha - Como está estruturada a Coop em números (associados, colaboradores, vendas, unidades, drogarias e postos de combustíveis), no ABC?
Marcio - Hoje temos 32 lojas de supermercado, sendo 24 no ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 54 drogarias. Ao todo, são cerca de 6 mil colaboradores diretos com faturamento de R$ 2,3 bi em 2018.
Folha - Quais são os grandes desafios de mercado, atualmente, para driblar a concorrência? O setor fit/saudável tem crescido nas vendas também? Há planos de novos investimentos até o final do ano? Qual a meta para 2020?
Marcio - Além de trabalhar para garantir a solidez financeira para a execução dos projetos, contamos com uma ferramenta valiosa, que é o nosso diferencial em relação à concorrência: a base de clientes. Por meio do estudo dos hábitos de compra dos cooperados, pretendemos aprimorar produtos e serviços que já oferecemos e trazer novas propostas de atendimento. A linha de saudáveis está dentro dessa proposta por conta do crescimento do interesse de mercado e do nosso público.
Em relação ao investimento em infraestrutura, de janeiro a setembro deste ano, inauguramos três novas drogarias e um novo supermercado. Pretendemos manter esse ritmo de crescimento para os próximos anos. Em 2019, por exemplo, a expectativa é de terminar o ano com mais duas drogarias - uma em São Caetano e outra em São Bernardo.
Folha - Qual o balanço que o sr. faz, no comando da presidência da Coop, desde 2013?
Marcio - Os desafios são grandes desde então mas, o clima de otimismo sempre esteve em alta. Ao longo desses anos, os percalços da economia brasileira nos fizeram a aprender a lidar com a realidade e hoje temos orgulho da Coop se manter como uma empresa cada vez mais eficiente, em um ambiente que favorece vantagens competitivas, prestação de serviço, inovações, além do bom relacionamento entre os colaboradores.
Folha - Qual mensagem que o sr. deixa aos cooperados nesta data comemorativa?
Marcio - A história de sucesso da Coop, construída com competência e inovação, apoiada pela Rhodia, é suportada sempre pelas pessoas - nossos colaboradores, cooperados e clientes. A dedicação de todos permitiu fortalecer nossa imagem e garantir a fidelidade nas regiões onde atuamos. Fica aqui meu muito obrigado!
Fonte: Folha do ABC