O Casino divulgou que o saldo das vendas líquidas de 2019 foram de € 34,5 bilhões, aumento de 4,2% em base orgânica e 2,2% em base de mesma loja. As vendas líquidas do 4° trimestre do ultimo ano foram de € 9,2 bilhões, crescimento de 3,6% em base orgânica e 1,6% em base de mesma loja.
Já na frança, as vendas líquidas em mesma loja ficaram estáveis, mas, na América Latina, o crescimento orgânico registrou aumento de 9,2%.
Na França, o principal destaque do 4° trimestre de 2019 e do começo de 2020 é o forte crescimento no tráfego de consumidores devido à rápida implementação de lojas autónomas das marcas do Grupo:
Essa tecnologia, que foi inicialmente implementada no Franprix e Monoprix e que agora está disponível nos supermercados Casino, possibilita abertura automatizada das lojas em questão durante horários estendidos (tarde da noite, domingo, por exemplo) atende às mudanças nas necessidades dos consumidores e atrai novos clientes sem investimento
Com mais de 300 lojas autónomas implementadas até o final de 2019, esse novo serviço levou ao crescimento do movimento de consumidores (0,8% no 4T na França, o melhor desempenho em cinco trimestres) e vendas no geral estáveis no conceito mesmas lojas, apesar do ambiente moldado pela agitação social e um declínio na confiança do consumidor em dezembro.
Os supermercados Casino, com um terço das lojas integradas agora equipadas com a tecnologia automatizada, beneficiaram-se de um aumento no tráfego de consumidores de 2,3% pelo trimestre, o melhor desempenho desde o terceiro trimestre de 2016. Essas implementações irão continuar no primeiro trimestre de 2020 com o objetivo de cobrir metade da rede de supermercados e hipermercados.
Ao oferecer um serviço único aos seus clientes, o Grupo está seguindo sua estratégia de diferenciação e adaptando seu modelo de negócio.
Fonte: Super Varejo