Amazon quer que todos os supermercados não tenham caixas ou filas

Leia em 1min 50s

Criar, testar, usar e vender. Esse foi o caminho encontrado pela Amazon para conseguir popularizar o seu modelo de lojas sem caixas. A gigante americana comandada por Jeff Bezos vai comercializar para terceiros a tecnologia embarcada nas lojas Amazon Go e que permite realizar compras sem precisar passar por caixas físicos.

Lançado ainda em 2017 e colocado em prática no começo do ano seguinte, o sistema chamado de Just Walk Out é composto por câmeras e sensores dotados com inteligência artificial e usados para identificar a movimentação dos clientes.

O funcionamento é simples. Primeiro basta destravar uma catraca com o aplicativo da companhia no celular para entrar na loja. Depois, ao pegar um item das prateleiras, ele é automaticamente inserido em um carrinho de compras virtual. Basta, então, sair da loja para realizar o pagamento. Se desistir de alguma compra é só devolver a mercadoria para a prateleira.

Atualmente a tecnologia permite que os usuários comprem também itens perecíveis, como frutas, frios e carnes. Tudo é computado diretamente no aplicativo e cobrado por unidade ou em pacotes fechados. O aprimoramento se deu para que o serviço fosse ampliado para atender também um supermercado próprio da empresa, e não somente lojas de conveniência.

Ao que foi reportado pela Reuters, a tecnologia terceirizada não será exatamente igual a utilizada pela Amazon. Não será necessário, por exemplo, utilizar o aplicativo da varejista americana para adentrar às lojas. Bastará desbloquear utilizando um cartão de crédito comum.

A estratégia de comercializar serviços inicialmente utilizados em casa não é nova. O Amazon Web Services, plataforma de nuvem da companhia, foi desenvolvida inicialmente para digitalizar processos internos. Hoje é o principal serviço de nuvem do mercado e gerou quase 10 bilhões de dólares para a empresa de Bezos no quarto trimestre de 2019, 11% da receita total de 87,4 bilhões no período.

A mesma coisa aconteceu com o Arc Publishing, o sistema de publicação utilizado no The Washington Post e que passou a ser adotado por outros veículos ao redor do mundo. Em fevereiro, o jornal The ChosunIlbo, da Coreia do Sul, passou a utilizar a plataforma.     

 

Fonte: Exame       


Veja também

CEO do Carrefour Brasil vê expansão do comércio eletrônico como obrigação

O Carrefour Brasil chamou a atenção do mercado há duas semanas com uma tacada ousada: a compra de 3...

Veja mais
Grupo anuncia supermercado Mineirão Atacarejo em Uberaba

A Prefeitura de Uberaba divulgou na sexta-feira (6) que o Grupo EPA Supermercados vai começar a operar na cidade ...

Veja mais
Patos de Minas recebe R$ 60 milhões em investimentos de novos hipermercados

A maior cidade do Alto Paranaíba – com aproximadamente 150 mil habitantes – vai receber cerca de R$ 6...

Veja mais
Verdemar lança campanha especial para aniversário de 27 anos

O Verdemar está comemorando, neste mês, 27 anos de história. Para celebrar com os consumidores, a re...

Veja mais
Carrefour: combate à violência contra a Mulher

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Carrefour convocará seus clientes para uma causa extrema...

Veja mais
GPA confirma venda de 43 lojas por R$ 1,25 bilhão à gestora TRX

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) fechou a venda de 43 imóveis por R$ 1,24 bilhão para fund...

Veja mais
Cencosud Brasil mapeia histórias de colaboradoras e revela raio X feminino do setor

  Genilde dos Santos   Maria de Lurdes Gois dos Santos   ...

Veja mais
Varejo sob ataque: como proteger o setor

O varejo no Brasil é um gigante. Segundo a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), o setor representou 2...

Veja mais
Amazon inaugura supermercado sem caixa registradora

Agora para fazer as suas compras na nova loja da Amazon, os clientes só precisam estar registrados no aplicativo ...

Veja mais