Aplicativos de supermercados miram o pós-pandemia

Leia em 2min 40s

Sem a possibilidade de comparecer às lojas físicas, clientes de supermercados migraram para as plataformas digitais por conta do novo coronavírus. Os aplicativos do ramo se depararam com um boom no número de downloads e compras.

De acordo com levantamento da ACI Worldwide em maio, as transações de varejo global no comércio eletrônico tiveram alta de 81%, quando comparadas ao mesmo período de 2019. Enquanto a venda de produtos dos setores de esportes, utensílios domésticos e lazer lideram o ranking, outro tipo de nicho merece atenção: o de produtos essenciais.

O Shopper registrou mais de 55 mil cadastros em março, mês em que a pandemia foi anunciada no Brasil. Isso representou uma média de crescimento de 400% ao dia. O mesmo ocorreu com o app Supermercado Now.

As fases da necessidade

As prateleiras vazias foram um dos efeitos colaterais do surto da Covid-19 no mundo. O medo da escassez fez com que produtos básicos de consumo desaparecessem dos estoques, e as “prateleiras virtuais” também sentiram o mesmo impacto.

Guilherme Aere, CEO do aplicativo HomeRefill, disse à reportagem que, nos primeiros dias da pandemia, os produtos de higiene básica nos supermercados foram os mais procurados — e de maneira exagerada —, porque as pessoas não sabiam quanto tempo teriam de ficar em quarentena. Produtos como álcool em gel, papel higiênico e lenços umedecidos foram as principais procuras.

Ele relembra que, no início, o HomeRefill chegou a receber um pedido de muitas unidades de papel higiênico, que lotariam um caminhão inteiro — mas que não chegou a ser contabilizado pela empresa. Desde então, o app registrou um crescimento de mais de 200% em novos pedidos.

Adaptações nos supermercados


Além de adaptar funções para o trabalho remoto e intensificar os protocolos de segurança e higienização nos postos de trabalho presenciais — principalmente para as equipes de logística e entregas —, as operações tiveram de ser reforçadas.

Para o Supermercado Now, a primeira semana da pandemia foi uma das mais desafiadoras. O aplicativo foi criado no final de 2015 com a missão de entregar produtos melhores — como itens frescos vendidos por unidade — de forma mais rápida, que possibilitasse aos clientes se organizar para receber as encomendas.

Para privilegiar os grupos de risco, logo nos primeiros dias, os horários de entrega mais rápidos e convenientes foram disponibilizados àqueles que, de acordo com os dados cadastrais, tinham mais de 60 anos.

Para conseguir atender à demanda crescente, o Supermercado Now ampliou a rede de empresas parceiras e aumentou o roadmap de produtos para atender ao volume de adesões. Além disso, os times de atendimento, suporte e logística ganharam mais membros. O mesmo aconteceu com o Shopper. A empresa abriu mais de 200 vagas em vinte posições diferentes. O novo time de logística passou a trabalhar 24h.

Um dos desafios para o HomeRefill foi lidar com as fraudes. Segundo a empresa, a análise dos pedidos nos supermercados foi reforçada para evitar a aprovação de compras com cartões de crédito fraudados e de pedidos com quantidades fora dos padrões.


Fonte: Newtrade 


Veja também

Supermercados Mundial inova e grava campanha publicitária à distância

A tradicional rede de supermercados carioca, Mundial, estreia nova campanha publicitária com mensagens e orienta&...

Veja mais
Grupo Coutinho abre mais uma loja Strip Mall

O Grupo Coutinho anunciou o seu novo empreendimento de Strip Mall (centro comercial regional com lojas de conveniê...

Veja mais
Personalização, estoque na loja física e dados: as estratégias do Grupo Pão de Açúcar

“A empresa se perguntava se entrava ou não no mundo digital antes da pandemia. Agora a pergunta é: &...

Veja mais
Festa junina em casa é a aposta dos supermercados

Os tradicionais festejos juninos serão fortemente impactados pela pandemia do novo coronavírus. Com isso, ...

Veja mais
Assaí Atacadista prepara as lojas para o São João

Considerada uma das festas populares mais importantes do País, este ano o São João será come...

Veja mais
Rede de supermercados desenvolve higienizador de carrinho no Brasil

Depois de conhecer um higienizador de carrinhos em um supermercado na França, Sandro Benelli, presidente da Veran...

Veja mais
Especialista em Segurança Alimentar da Cencosud Brasil dá dicas aos clientes

    Em tempos de pandemia, não apenas a higienização dos alimentos in natura, m...

Veja mais
Carrefour lança cerveja marca própria

O Carrefour acaba de lançar uma linha própria de cervejas. Elaborada pelos melhores mestres cervejeiros do...

Veja mais
Gastronomia junina é destaque em supermercados e padarias

A chegada de junho durante a pandemia deixou muitas pessoas decepcionadas com a impossibilidade de comemorar as festas j...

Veja mais