A inovação do GPA e outras redes para combater a COVID-19

Leia em 2min

Com a rápida propagação do novo coronavírus, os supermercados, estabelecimentos essenciais para o abastecimento dos lares em todo o mundo, precisaram se adaptar rapidamente à nova realidade. A partir disso, surgiram protocolos de distanciamento social seguidos pela maioria dos estabelecimentos. Algumas redes, porém, foram além e desenvolveram soluções sofisticadas para evitar a contaminação de seus clientes.

GPA e as ‘cotoveleiras’

O Pão de Açúcar deu um exemplo de como uma ideia simples e de fácil execução pode ser muito útil no combate à COVID-19. A rede instalou ‘cotoveleiras’ nas portas de freezers e geladeiras de 23 lojas de São Paulo. A ideia é que o cliente seja capaz de abrir os equipamentos sem a necessidade de usar as mãos.

A ‘cotoveleira’ é uma inovação desenvolvida pelo Pão de Açúcar em parceria com fornecedores e, até o momento, mais de 5 mil itens já foram instalados. A previsão é de que o item deve chegar até o final de julho a todas as 185 lojas do Pão de Açúcar, em todo o Brasil.

Painel inteligente

A Tops Market, uma rede de supermercados de Bangkok, colocou um monitor na frente de suas lojas que pode ler a temperatura dos clientes. Se o dispositivo detecta pessoas com temperatura acima de 37,5°C é acionado um alarme e a entrada do cliente não é permitida.

O dispositivo foi desenvolvido por uma empresa de tecnologia que também usou reconhecimento facial para detectar clientes que não estão usando máscara. Esses consumidores desprotegidos também são impedidos de entrar nos supermercados.

Semáforo para clientes

A Aldi, rede de supermercados alemã com presença internacional, colocou em todas as suas lojas no Reino Unido um sistema de semáforos automatizado para limitar o número de clientes autorizados a entrar nos estabelecimentos.

Cada loja tem um número específico de clientes que podem entrar nas lojas, para permitir o distanciamento de dois metros entre as pessoas. O sistema rastreia os clientes que entram e saem das unidades e informa os consumidores na fila quando podem entrar com segurança.

Robô da Amazon

A Amazon construiu um robô capaz de matar o novo coronavírus com luz ultravioleta. O equipamento pode ser usado em armazéns e lojas da Whole Foods para matar o vírus em superfícies como alimentos, embalagens e maçanetas.

O robô ainda não está operando nas lojas e armazéns da rede supermercadista da Amazon, mas a empresa espera colocar as máquinas para funcionar em um futuro próximo.

Fonte: Consumidor Moderno  


Veja também

Como o consumidor vem agindo nos supermercados?

Após três meses de convívio com o novo coronavírus, inevitavelmente a frequência dos co...

Veja mais
Consumidores relaxam quarentena e vão mais vezes ao supermercado

Em um sinal de relaxamento da quarentena, os consumidores passaram a ir mais vezes ao supermercado. Isso é o que ...

Veja mais
Campanha do Agasalho Prezunic recolhe doações no Rio

          A Campanha do Agasalho 2020 começou nos supermercados Pr...

Veja mais
Em teste, Walmart elimina caixas em loja para reduzir interações

O futuro dos supermercados está cada vez mais próximo. A rede americana de varejo Walmart substituiu os ca...

Veja mais
Pague Menos investe R$ 40 milhões em novo supermercado

A Rede de Supermercado Pague Menos vai abrir uma nova loja no interior de São Paulo. Dessa vez, a cidade escolhid...

Veja mais
Grupo GPA e Instituto Avon se unem contra violência doméstica

Os aplicativos Pão de Açúcar Mais, Clube Extra e Assaí e o site do Compre Bem passaram a con...

Veja mais
Spani Investe R$ 15 milhões em nova loja

No dia 27 de junho, o Spani Atacadista vai inaugurar uma unidade em Parelheiros, distrito da Zona Sul de S&ati...

Veja mais
‘É fundamental continuar com o auxílio de R$ 600’, diz presidente do Atacadão

Diante das disputas políticas que agravam a crise gerada pelo novo coronavírus no Brasil – e que j&a...

Veja mais
RedeMix doa dez toneladas de alimentos para entidades sociais

A baiana RedeMix entregou nesta semana, 10 toneladas de alimentos que arrecadou em campanha. A Apae Salvador foi a prime...

Veja mais