Supermercado cresce, mas não está imune à rende menor na crise

Leia em 1min 40s

As vendas em supermercados cresceram menos no segundo trimestre, em comparação com o ritmo visto após o início das medidas de isolamento social. Apesar disso, analistas continuam a projetar um cenário positivo para o setor, mas ressaltam que as lojas devem sentir os efeitos do aumento na busca por promoções.

Entre abril e junho, dados das associações regionais mostram taxas de crescimento de dois dígitos, porém mais fracas, em relação ao início da pandemia.

 

Se em abril, a taxa de crescimento médio das vendas de supermercados paulistas estava em 27%, e no acumulado de março a abril superava 20%, este índice caiu para 15% no acumulado de março a maio.

Apesar da perda de fôlego, o desempenho surpreende pelo alto patamar em semanas consecutivas, dizem as associações setoriais.

 

Consultores ouvidos ontem afirmam que o setor tem caminhado para uma maior normalidade, embora ainda haja uma venda maior, especialmente no “atacarejo” porque, mesmo com o retorno de trabalhadores às empresas após maio, ainda há muitos consumidores trabalhando de casa.

 

Também afirmam que há uma busca maior por produtos básicos nas lojas desde abril – reflexo da queda de renda recente e aumento do desemprego – e uma alta na procura por promoções, o que pode acabar afetando a rentabilidade das redes no segundo trimestre.

 

“Nós vamos caminhando para uma normalização em relação àquele cenário que vimos em março e abril. Mas num cenário de busca maior por promoções e itens básicos, o que não é bom para as margens”, diz Manoel Araújo, diretor da Martinez de Araújo.

 

Pesquisa da Apas, associação paulista do setor, do fim de junho, mostra que 73% das redes esperavam estabilidade ou aumento nas vendas nos próximos meses. Apenas 27% projetavam queda, num movimento contrário ao da maioria dos segmentos do varejo. A Abras, entidade nacional do setor, está com dados desatualizados por causa da pandemia. A última divulgação é de fevereiro.


Fonte: Newtrade 


Veja também

Novos supermercados à vista

Em meio à pandemia, a rede de supermercados Savegnago registrou um crescimento de 300% em seu e-commerce. O canal...

Veja mais
Grupo Bahamas terá 1ª loja de vizinhança em Muriaé

O grupo Bahamas, sediado em Juiz de Fora, anuncia sua primeira loja de vizinhança em Muriaé, com a bandeir...

Veja mais
Supermercado de São Paulo lança MVNO

O Barbosa Supermercados, rede com 30 lojas localizadas na capital, Grande São Paulo e interior lançou na &...

Veja mais
Supermercado on-line atrai parceiros em Santos

A B2W, dona das Lojas Americanas, ampliou a presença de sua plataforma on-line de supermercados Now. Além ...

Veja mais
Pão de Açúcar apoia prefeitura de São Paulo na reabertura dos parques

O Pão de Açúcar, em parceria com a prefeitura de São Paulo, implantou marcaçõe...

Veja mais
Menos idas aos supermercados refletem em mais gastos

Que a pandemia tem influenciado diariamente nos hábitos de consumo dos brasileiros já era de se esperar, a...

Veja mais
Supermercados online estimulam contratações no setor

Em meio ao fechamento de milhares de postos de trabalho nos últimos meses, movimento potencializado pela pandemia...

Veja mais
Grupo Koch registra aumento de 200% nas vendas online durante a pandemia

O que tudo indica é que a transformação digital chegou de vez! O isolamento social ocasionado pela ...

Veja mais
Supermercados Mundial tem ofertas rebeldes no Dia do Rock

Os cartazes e os stories de ofertas do Supermercados Mundial tiveram uma mudança radical para o Dia do Rock, come...

Veja mais