Alguns setores tiveram que recuar economicamente diante da pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. Outros, tiveram uma ascensão significativa e continuaram crescendo dentro do setor, como é o caso do supermercadista Grupo Koch, de Santa Catarina. Na noite da última quinta-feira, dia 16, durante a Live de Ideias, o Grupo Koch exibiu o balanço do primeiro semestre de 2020 e as novas perspectivas de crescimento da empresa. Só neste segundo semestre do ano, o Grupo Koch deve inaugurar cinco novas lojas, entre atacado e varejo, nas cidades de Timbó, Blumenau, Gaspar, Brusque e Bombinhas, um investimento de R$ 40 milhões.
Recentemente, o Grupo Koch foi indicado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) como o 20º maior supermercadista do país, baseado na receita bruta de 2019 que ficou em R$ 2,083 bilhões. Durante a Live de Ideias, um evento fechado e online que contou com a apresentação do jornalista Mario Motta e a participação do empresário Roberto Justus, o presidente do Grupo Koch, José Koch, falou sobre a construção desse resultado e como a empresa tem trabalhado em tempos de disrupção de consumo e posicionamento no mercado. "Temos agido com transparência, gerando credibilidade com os fornecedores de serviços e produtos. Só neste primeiro semestre do ano tivemos um crescimento de 48%, um resultado da clareza no trabalho e do respeito ao nosso objetivo de satisfazer pessoas e oferecer consumo a um preço justo", enfatiza Koch.
Para o diretor administrativo do Grupo Koch, Alexandre de Quadros, este crescimento não é por acaso, e sim o resultado de disciplina na execução de um bom plano orçamentário, eficiência na gestão e a proximidade que o Grupo tem com o seu entorno, seja o cliente, o fornecedor ou colaborador. "Além do investimento nas novas unidades, ampliando o número de 29 para 34 lojas, presentes em 20 municípios catarinenses, estão sendo investidos outros R$ 30 milhões na ampliação do Centro de Distribuição do Grupo Koch, em Tijucas. Esse crescimento, só neste ano deve gerar mais de 1 mil postos de trabalho diretamente, e 15 mil de forma indireta. Crescemos em comunidade, um crescimento para todos a volta", destaca Quadros.
Surpreso com a humildade e profissionalização do Grupo Koch, que é uma empresa familiar, o empresário Roberto Justus falou da importância da empresa estar atenta e aberta às mudanças do mercado. "A experiência de compra mudou! Como é importante estarmos atentos, mudar o jeito de vender, migrar o local de compra e venda, se for preciso. Ainda que prezamos muito pela calor humano, pelo contato direto entre pessoas, a tendência é a conexão através de tecnologia, principalmente para comprar. A pandemia acelerou a transformação digital, que já estava prevista para acontecer ali na frente, e vejo o Grupo Koch alinhado e com um pessoal capacitado para acompanhar essa mudança. Vejo uma empresa para durar séculos, tempo suficiente para deixar o seu legado", comenta Justus.
Ao final da Live de Ideias, os irmãos e sócios do Grupo Koch, Geraldo, Antônio, Sebastião, José Evaldo e Albano Koch, receberam uma homenagem pelos 40 anos da união nos negócios. Da segunda geração da família, a jovem Bruna Koch entregou ao pai e aos tios, uma obra de arte com a forma de uma hortaliça entalhada em madeira, feita pelo artista Cainã Gartner. A homenagem faz alusão ao início da trajetória da família no comércio de feiras livres na Grande Florianópolis, na década de 1980.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Koch