Agilidade para entender e se adaptar às novas necessidades dos clientes. Foi seguindo basicamente esses dois caminhos, desde o início do isolamento social, por conta do coronavírus, que o Hirota Food supermercados mudou gradualmente as suas estratégias e vê as suas vendas crescerem cada vez mais.
“No início deste ano tínhamos planejado uma grande expansão de instalações de lockers refrigerados corporativos, de secos e molhados, inéditos no País. Mas com a chegada da pandemia, eles perderam o sentido, por conta das transferências dos serviços para o home office, e com isso, tivemos que mudar a rota e lançarmos o Hirota Express em Casa”, explica Hélio Freddi Filho, diretor de marketing e expansão do Hirota Food supermercados, acrescentando durante o bate-papo com a SuperVarejo da quarta-feira (22), que o projeto dos lockers deverão ser retomados na medida em as empresas forem voltando à rotina.
A primeira unidade 24 horas do Hirota Express em Casa será lançada na primeira quinzena de agosto, dentro de um condomínio, no bairro do Tatuapé (SP), conforme matéria publicada aqui, mas os planos da rede para São Paulo é inaugurar mais três unidades futuramente, uma próxima ao Shopping Ibirapuera, a outra na Marginal Pinheiros, e a quarta, no bairro do Cambuci. Além disso, ela pretende reinaugurar as unidades do Campo Belo e do Paraíso, que passaram por um retrofit. “ A receptividade para esse tipo de modelo (express) está sendo tão grande, que já temos mais de 45 cadastros de condomínios interessados e até o final de 2020 pretendemos inaugurar mais 15 lojas”, explica o executivo.
Todas estas inaugurações fazem parte do que ele chama de Agenda Positiva, programada para o segundo semestre deste ano. “O varejo supermercadista mostrou a sua força nesta pandemia, com muito esforço por parte dos nossos funcionários e resiliência. Fiquei muito orgulhoso por fazer parte disso tudo. Por isso, o varejo e o Brasil precisam de uma agenda positiva para este segundo semestre, no sentido trabalharmos com todos os cuidados necessários, mas irmos à luta, ampliando as nossas lojas, gerando emprego e renda para todos”, afirma.
A agenda inclui às promoções de aniversário que a rede Hirota Food supermercados pretende lançar, como os sorteios de um ano de compras grátis, no valor de R$ 1.000 mensais, para 16 clientes, um de cada unidade, além do sorteio de uma moto Honda, nas redes do Hirota Express. “ A gente quer levar força e ânimo para os nossos clientes, neste semestre”, completa.
Outras estratégias
Com o isolamento social que tem ocorrido por conta da Covid-19, a rede Hirota também viu as suas vendas no e-commerce subirem de 0,6% para 8% ao mês, desde março. “Neste quesito, fizemos um ano em três meses, atendendo tanto pela nossa rede de supermercados como pelo Hirota Express, com as lojas que já tínhamos. Por isso, além das quatro plataformas que utilizamos, pretendemos lançar a nossa, na semana que vem, totalizando cinco plataformas de operações dentro das lojas no total”, explica o executivo, esclarecendo que a expansão complementa o trabalho que as lojas físicas vêm desenvolvendo. “Acredito na integração de ambas dentro do setor supermercadista, por isso, para o futuro pós-pandemia, não vejo um ’novo normal’, mas sim adaptações na nossa rotina”, conclui.
Fonte: Super Varejo