Nos últimos quatro meses, em razão do período de isolamento social, houve mudanças no cenário mundial que também se refletiram no comportamento de consumo dos brasileiros. Uma tendência que ganhou força no varejo alimentar durante esse período foi o do aumento na busca por produtos de marcas próprias. Nesse contexto, o GPA identificou um crescimento significativo em algumas categorias.
Segundo dados da Nielsen, as marcas da empresa (como Qualitá e Taeq) cresceram 40% no período, um desempenho bem acima do registrado pelo mercado em geral, o que resultou, inclusive, em um aumento de market share. A demanda por marca própria nas lojas do Extra e do Pão de Açúcar reforça o movimento do consumidor que busca aliar a qualidade encontrada nos produtos Qualitá e Taeq a um preço até 30% mais baixo se comparado ao das marcas líderes de cada categoria.
Por conta das recomendações para as pessoas ficarem em casa, os itens que remetem às refeições no lar foram os que mais cresceram, com um avanço de 47% entre os meses de março e junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Como as pessoas têm cozinhado mais, elaborando as próprias refeições, os destaques ficam por conta de produtos que fazem parte da rotina, como óleos (+ 129%), leite condensado (+ 128%), grãos e farináceos (+ 119%), azeites (+ 112%), creme de leite (+ 105%) e queijos (+ 102%).
Ainda, por não estarem saindo para o happy hour ou para comemorações, esses momentos e experiências ficaram restritos à residência e encontros virtuais, o que também fez elevar as vendas de produtos da categoria de “indulgência”, que avançou 37%. Neste recorte, vale mencionar o crescimento de doces e sobremesas (+ 96%), biscoitos salgados (+ 85%) e salgadinhos (+ 79%). Adicionalmente, por conta de uma maior necessidade de limpeza do lar, produtos dessa categoria também cresceram: 31%. Os principais destaques são esponja de lã e aço (+ 103%), detergente líquido (+ 83%), toalha de papel (+ 78%) e luva de limpeza (+ 68%).
Quando se olha separadamente para as duas principais marcas exclusivas do GPA, Taeq e Qualitá, é possível observar mais algumas tendências de consumo dos clientes no atual cenário. Uma delas é a busca por produtos mais saudáveis e, nessa categoria, os orgânicos ganham ainda mais importância na mesa do consumidor. Na linha orgânica da marca de alimentação saudável Taeq, os destaques de crescimento de vendas ficam com molhos (+ 60%) e frutas (+ 58%), além das folhagens e ovos (+ 24%). Já em Qualitá, que tem um extenso portfólio superior a 2 mil itens que vão de alimentação a limpeza e pet, os produtos que mais cresceram foram os básicos, como óleos (+ 121%), grãos e farináceos (+ 119%), queijos (+ 102%) e lácteos e achocolatados (+ 88%), indicando que os itens de marcas exclusivas estão ainda mais presentes na cesta de compras de abastecimento das famílias.
Fonte: Newtrade