A transformação do varejo diante da pandemia está impactando a jornada do consumidor em todos os formatos de supermercados. Quem afirma é Stéphane Engelhard, vice-presidente do Grupo Carrefour e da APAS, durante uma live organizada pela MáximaTech, empresa de soluções para a cadeia de abastecimento. De acordo com Stéphane, como a rede possui de hipermercado aos modelos de vizinhança, além do ecommerce, consegue ter visão mais próxima da complexidade do varejo no Brasil.
Seja qual for o formato de supermercados, o comportamento do consumidor mudou. “Ele quer segurança e se não percebe isso dentro do supermercado, pesa muito em sua decisão”, disse o vice-presidente do Grupo Carrefour. A rede francesa consegue entender o movimento do consumidor por conta do Carrefour já atuar no modelo de omnichannel, ou seja, oferece produtos em diferentes canais, que cruzam as informações para que a experiência do cliente seja a mesma. “Quando colocamos o cliente na frente entendemos que os diferentes canais não significam diferentes pessoas. São as mesmas”, afirmou.
Com as incertezas diante da pandemia, o consumidor passa a mudar de marca para economizar e também busca modelos de loja mais populares. Com isso, a indústria precisa se adaptar a essa realidade no ambiente da fábrica. “O dólar impacta no preço dos produtos que precisam de componentes que vêm de fora. Por isso, nós da APAS fizemos um movimento junto aos associados de oferecer a melhor oferta da semana de seis produtos básicos e funcionou muito bem”, explicou o vice-presidente do Grupo Carrefour.
Em relação ao futuro dos supermercados, a tecnologia surge como principal aliada dos varejistas para passar por esta crise. “A APAS tem clareza das coisas e entendeu que juntos os supermercados têm ativos, tanto que promoveu uma viagem com os associados para a China para entender in loco como a logística é feita. “A disrupção veio com a internet, que facilitou a comunicação. Agora, estamos em mais uma disrupção de comportamento”, completou Stéphane Engelhard.
Fonte: Newtrade