A escalada da pandemia de Covid-19, mudou a forma de fazer educação no Brasil. Não foi diferente com os treinamentos corporativos, que também tiveram que se adaptar ao digital. No Assai Atacadista, por exemplo, como grande parte desses treinamentos era realizada presencialmente, a empresa precisou adaptar todo o seu escopo de treinamentos para o ambiente digital em menos de um mês. Para isso, a rede buscou parceiros com expertise em cursos on-line.
"Tínhamos o desafio de seguir treinando os nossos mais de 40 mil colaboradores em 21 estados e no Distrito Federal disponibilizando conteúdo de qualidade em um formato atraente para o digital. Para isso, utilizamos diferentes recursos, como aplicativos, quizes, e-books e totens de aprendizagem. Recursos esses que já eram utilizados, mas em menor escala, e que tiveram seu uso expandido por causa da pandemia", afirma Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente no Assai Atacadista.
Por oferecer um serviço essencial, o Assai manteve suas lojas abertas e precisou agir rapidamente para garantir a segurança de colaboradores e clientes. Uma estratégia utilizada pela rede foi criar um treinamento específico sobre as mudanças implementadas na rotina das lojas.
O Departamento de RH criou um programa 100% on-line para sensibilizar, engajar e educar seus colaboradores, terceiros, temporários e prestadores de serviços, além de amigos e familiares, sobre as mudanças de hábito necessárias para a prevenção ao novo coronavírus. Batizando de Aprendendo a Cuidar, o treinamento abordou de tudo um pouco, incluindo o uso correto da máscara, o distanciamento necessário no refeitório e os cuidados recomendados durante os deslocamentos. O Aprendendo a Cuidar foi lançado em abril, com estratégia de microlearning, e mais de 20 vídeos de treinamento já foram disponibilizados até o momento. As aulas são realizadas por meio de vídeos em animação, onde são ilustradas situações rotineiras no trabalho ou no ambiente doméstico e as orientações sobre os novos hábitos e procedimentos a serem adotados.
"Nunca vi uma empresa dar tantos treinamentos gratuitos aos colaboradores. São cursos de qualidade e todos disponíveis ao nosso alcance", afirma Dayane Magalhães Pinheiro, que trabalha no balão de atendimento da loja da CIC desde dezembro de 2019. Recentemente, ela fez o curso de Excel na plataforma online. "Trabalho com planilhas no atendimento e, graças aos cursos, meu trabalho está muito melhor. Se não fosse o Assai, teria que pagar pela qualificação".
O colaborador Flávio Rodrigues de Souza, que hoje trabalha na área de Perecíveis na loja da rede na CIC, é veterano quando o assunto é capacitação.
Fonte: Diário Indústria e Comércio