Supermercados de Mogi das Cruzes registram aumento de vendas on-line

Leia em 3min 40s

A pandemia do novo coronavírus provocou um aumento nas vendas on-line nos supermercados de Mogi das Cruzes. Os estabelecimentos que já vendiam pela internet viram as vendas disparar. E quem ainda não atuava no segmento investiu no ambiente virtual.

As vendas on-line também ajudaram quem perdeu o emprego a ter uma nova ocupação. Há três meses, Ari Ribeiro, que era professor em Mogi das Cruzes, perdeu o emprego por causa da pandemia. Desde então, a rotina dele tem sido percorrer a cidade fazendo entregas como motoboy.

Além dos lanches e das comidas prontas, que representam a maior parte dos pedidos, ele também entrega compras de supermercado, que é uma opção para quem prefere a comodidade de não sair de casa. "Tem um número restrito, por causa do peso. Então são em torno de dezesseis unidades, como leite, carne, frios, arroz e feijão”, conta o motoboy.

Durante a pandemia do novo coronavírus, as vendas on-line de supermercado cresceram 457% no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Mais de 135 mil lojas de todo o país aderiram às vendas pela internet os supermercados estão no topo do ranking.

Mesmo antes da pandemia, uma rede de supermercados de Mogi já oferecia a opção do e-commerce. Segundo o gerente de e-commerce Marcelo Cury, seja pelo computador ou pelo celular, é só entrar no site e comprar o que quiser. "Então, as pessoas entram no próprio site e montam seu carrinho. No site tem todas as opções de produto que temos nas lojas físicas. A pessoa faz a compra no site, já agenda a entrega e faz o pagamento", explica o gerente.

Na rede de supermercados, o sistema de compras pela internet já existe há seis anos mas, por causa da pandemia, a demanda aumentou. Entre o fim de março e a primeira quinzena de abril, por exemplo, a procura foi 400% maior do que no mesmo período do ano passado.

Passados esses meses, a procura pela modalidade estabilizou um pouco, mas ainda assim é 100% maior do que no mesmo período de 2019. “Mudamos as pessoas e ampliamos a equipe. Também fizemos parcerias com outros aplicativos e empresas de logística”, ressalta Marcelo Cury.

No setor onde os pedidos são organizados, todo cuidado é pouco, principalmente para não misturar as entregas de clientes diferentes. Para isso, os funcionários identificam as sacolas com um número.

De acordo com o gerente do e-commerce, os cuidados também são para garantir que os alimentos cheguem frescos na casa do consumidor. "A entrega é feita no dia seguinte, mas a separação é feita no mesmo dia. Os perecíveis são os últimos que separamos. Armazenamos todos os perecíveis nas geladeiras ou freezers, desde hortifruti, carnes, frios, comidas prontas congeladas. Durante todo o trajeto, os produtos vão em equipamentos de hot box, para manter o frescor”, explica Marcelo Cury.

Em um outro supermercado em Mogi, as compras on-line também aumentaram nessa quarentena, mas sistema é um pouco diferente. De acordo com o gerente Felipe Gomes, depois de selecionar os itens, o cliente vai até uma das unidades da rede e faz a retirada no local, sem precisar descer do carro.

“O cliente escolhe a loja que quer fazer e retirar a compra. Depois de colocar os produtos no carrinho e checar se comprou todos os itens, ele finaliza a compra. Se tiver cadastro, só precisa colocar o login, mas se não tiver é necessário se cadastrar. O cliente receberá uma confirmação por e-mail ou por whatsapp, e então já poderá vir retirar a compra, que colocamos no porta mala”, explica o gerente.

O gerente conta que a ideia de implantar o e-commerce já era antiga, mas a pandemia foi decisiva para colocar o projeto em prática.

“Na primeira semana tínhamos uma procura, já na segunda semana a procura dobrou e um mês depois triplicou. Estamos em uma crescente”, ressalta Felipe Gomes.

A ideia agradou o aposentado Adalberto Redondo, morador de Suzano, que faz questão de comprar pela internet e só passar no supermercado para retirar.

“O preço é igual e os produtos vem certinho. É muito mais cômodo, eu chego no supermercado e já saio com a compra”, conta o aposentado.


Fonte: G1 


Veja também

Supermercado online cresce 400% na quarentena

Durante a quarentena, o supermercado online fluminense Zipp cresceu 400%. Além disso, o varejista concluiu uma ro...

Veja mais
Compras pelo site do Super Cotricampo agora podem ser feitas em nove cidades

Clientes de nove municípios agora podem fazer suas compras por meio do site do Super Cotricampo. O serviço...

Veja mais
Lojas mudam de bandeira

Conforme antecipado pelo Jornal Giro News, na última terça-feira (18) aconteceu a reinauguraç&atild...

Veja mais
Supermercados BH doam R$ 3 milhões para Minas Gerais contra o coronavírus

Os Supermercados BH estão perto dos mineiros não só porque têm 207 lojas espalhadas por 65 mu...

Veja mais
Supermercado Cidade Canção traz para Maringá rede de variedades japonesa no Brasil

Conhecida por oferecer produtos criativos, versáteis e inovadores, a Daiso Japan, que chegou ao Brasil em 2012 e ...

Veja mais
Verdemar apresenta cabine de desinfecção de carrinhos

     A rede mineira Verdemar disponibilizou em todas as suas lojas um sistema ...

Veja mais
Assaí abre loja em Igatu (CE)

A rede Assaí inaugurou na sexta-feira, 14, uma loja na cidade de Iguatu, no Ceará. “Prestamos um servi&cc...

Veja mais
Grupo Mateus se prepara para IPO

O supermercadista Grupo Mateus protocolou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) prospecto preliminar pa...

Veja mais
Barbosa Supermercados promove 9º Encontro de Fornecedores

A Rede Barbosa Supermercados, que possui 30 lojas localizadas na capital paulista, Grande São Paulo e interior, r...

Veja mais