A gaúcha Cotripal adotou em toda a rede varejista de supermercado as sacolas plásticas com o aditivo d2pAM, o primeiro no mundo a bloquear 99,8% dos vírus (com testes realizados pelo Laboratório Eurofins), inclusive o Coronavírus, e 99,99% das bactérias e fungos nos plásticos. A novidade mais recente é que o plástico d2pAM foi submetido a testes rigorosos nos laboratórios da UNICAMP e foi aprovado em todos os procedimentos realizados com eficácia de 99,9% a 99,99%.
A tecnologia inglesa chegou ao Brasil por meio da RES Brasil. O aditivo d2pAM é um conjunto de substâncias desenvolvido pela multinacional Symphony Environmental que protege as embalagens contra a proliferação de vírus, bactérias, fungos e mofos. "É uma tecnologia segura e os componentes do aditivo estão em conformidade com os regulamentos e resoluções da FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil e entidades da União Europeia para contato com alimentos, medicamentos e cosméticos", explica Eduardo Van Roost, diretor-presidente da RES Brasil.
A Cotripal decidiu investir nessa tecnologia com o objetivo de aumentar a proteção de clientes, associados e funcionários que utilizam as sacolinhas nos estabelecimentos de varejo. A rede já utilizava as sacolas plásticas biodegradáveis d2w (que na degradação resultam em água, dióxido de carbono e biomassa) e agora combina a proteção do d2p na mesma sacola. A durabilidade do aditivo é permanente, ou seja, pelo tempo que durar o plástico, protegendo contra a contaminação cruzada todas as pessoas que tocarem no produto, desde a produção até a coleta e reciclagem.
"Acredito que muita coisa vai mudar no pós-pandemia no que diz respeito aos controles sanitários e de higiene. A população já tem adotado novos hábitos, como limpar sacolas e embalagens de produtos depois de chegar do mercado ou da feira. Então tudo o que facilitar a rotina e trouxer segurança será bem-vindo.", comenta Rudi Nei Schneider, diretor de Varejo da Cotripal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da RES Brasil