Rede de supermercados Loblaw corta consumo de carbono em 17% com uso de eletricidade de fontes renováveis
Por Renato Müller
O grupo canadense Loblaw, o maior de seu país, fechou um acordo de compra de energia de fontes renováveis para alimentar todos os seus supermercados, farmácias, escritórios e Centros de Distribuição na província de Alberta inteiramente a partir de energia eólica, solar e hidrelétrica. Segundo a empresa, esse é o maior acordo desse tipo já fechado no mercado local.
Com isso, a empresa eliminará toda a emissão de carbono associada às compras de energia na região, cortando em 17% sua pegada total de carbono. As fontes renováveis serão usadas para alimentar 280 localidades pertencentes às bandeiras Real Canadian Superstore, Shoppers Drug Mart, No Frills, Real Canadian Liquor Store, Independent e Wholesale Club, além dos CDs e escritórios regionais. No total, o consumo de 300 mil MWh por ano evita a emissão de 180 mil toneladas de carbono.
“Temos diminuído nossa pegada de carbono por mais de uma década, superando sempre nossas metas, que estão além da média do setor. No ano passado, definimos que queremos ser net zero até 2040, o que sabemos que exigirá algumas inovações radicais”, afirma Galen G. Weston, presidente do Conselho de Administração da Loblaw.
Segundo o executivo, o acordo com a TC Energy para compra de eletricidade faz com que, de uma vez só, a região de maior emissão de carbono para alimentação das lojas se torne a de menor impacto ambiental. “Isso mostra como as empresas, trabalhando em parceria, podem fazer uma grande diferença na transição energética”, completa.
Redação SuperHiper