Consumidores querem provas de sustentabilidade das empresas

Leia em 1min 30s

Para os clientes, não basta fazer – é preciso comprovar que o discurso sustentável não é apenas da boca para fora

 

Por Renato Müller

 

Um estudo realizado pelo FMI – Food Industry Association mostra que os consumidores têm uma posição muito clara sobre as atividades sustentáveis dos supermercados e da indústria: é preciso ser transparente e comprovar que as iniciativas realmente estão gerando os resultados anunciados.

 

De acordo com o relatório, que será publicado na íntegra em novembro e teve um preview divulgado na semana passada, 76% dos consumidores consideram importante que as marcas apresentem informações detalhadas sobre os ingredientes e os processos de fabricação dos produtos – 4 pontos percentuais acima de 2021 e 7 pontos mais que em 2018.

 

Essas informações detalhadas são apresentadas para os clientes especialmente sob a forma de informações sobre a sustentabilidade das embalagens, práticas sustentáveis realizadas pela empresa, práticas trabalhistas ou de fair trade e de bom tratamento aos animais. Para o FMI, que realizou o estudo em parceria com a NielsenIQ, os dados mostram que a sustentabilidade está conectada à comunicação transparente das ações junto aos clientes.

 

O estudo também mostra que os consumidores consideram que as marcas podem ajudá-los em suas ações responsáveis: 72% dos entrevistados dizem desejar mais informações sobre os produtos para que possam entender como contribuir para um planeta melhor. “Mostrar como o consumo de um determinado produto é positivo para o meio ambiente gera uma imagem melhor junto aos clientes, enquanto deixar de prestar atenção a esse ponto tem o impacto oposto”, analisa Steve Markenson, VP de Pesquisas & Insights.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Empresa desenvolve bioplástico a partir do resíduo da castanha-do-Brasil

Projeto apoiado pelo Fundo JBS pela Amazônia prevê transformações sustentáveis na regi&...

Veja mais
Vinícola recebe certificado ambiental

Práticas implantadas pelo grupo Miolo em suas unidades triplica redução de tCO2   Sustentabi...

Veja mais
Embalagens sustentáveis

Conheça a película de pvc resistente, com boa elasticidade e composição 100% biodegrad&aacut...

Veja mais
Limppano investe em ações para mitigar impactos ambientais

Nos últimos anos, a empresa reduziu suas emissões de gases do efeito estufa em mais de 1.840 toneladas de ...

Veja mais
No Dia da Margarina, marca líder do mercado aposta em sustentabilidade

Qualy reforça portfólio completo na categoria e compromisso com o reuso de 100% de suas embalagens  ...

Veja mais
BabySoft participa de ações para estimular o consumo consciente

Marca apoia a moda mais sustentável por meio do movimento #amesuasroupas.   A BABY SOFT, marca d...

Veja mais
Projeto da Cottonbaby restaura Parque Estadual da Serra do Tabuleiro após incêndio

Empresa planta mudas para reflorestar área devastada e contribui para a preservação ambiental &nbs...

Veja mais
5 varejistas que estão reinventando a experiência no PDV

De produtos plant-based ao uso exclusivo de embalagens retornáveis, a sustentabilidade vem ganhando força ...

Veja mais
Bem Brasil demonstra compromisso com agricultura sustentável e preservação ambiental

Líder no mercado de batatas pré-fritas congeladas do país, a companhia é referência de...

Veja mais